Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Secção 03 – Álvares Coelho Mourão (1666-1696)
Doutor Matias Álvares Mourão de Aguiar
Filho de Belchior Ferreira de Aguiar, de Vila Pouca de Aguiar, e de D. Isabel Mourão, da Cumieira, era neto materno de Diogo Álvares de Mourão e de sua mulher D. Maria Martins de Azevedo, instituidores do vínculo da Capela de Nossa Senhora da Esperança, na Cumieira.
Doutorou-se em Leis e Direito Canônico na Universidade de Coimbra, Colegial do Colégio Real de São Paulo e Rector dele e lente dos três livros do Código da Cidade de Coimbra e Desembargador do Porto. Desempenhou vários cargos na Justiça, entre os quais o de Juiz do Fisco e Desembargador da Suplicação, em Lisboa. Comandou, como Capitão, uma companhia de estudantes de Coimbra, por ele sustentada.
Casou-se com D. Maria Coelho, a velha e não tiveram filhos.
Faleceu em 19 de Maio de 1675.
Resumo do testamento do Doutor Matias Álvares Mourão de Aguiar [1790-1798 – Mateus]
O documento deste mês refere-se ao [Resumo] que fez D. Luís António de Sousa Botelho Mourão do testamento do Doutor Matias Álvares Mourão [de Aguiar], feito a dezoito de Maio de mil seiscentos e setenta e cinco, no qual nomeia por universal herdeira sua mulher, D. Maria Coelho, a velha para que esta deixe os seus bens ao filho de seu primo Domingos Botelho Álvares de Sabrosa que case com uma filha do Doutor Cristóvão Álvares Coelho de Arroios.
1 fl.; 22 x 33,5 cm, manuscrito sobre papel; índice, Tomo I (fl. 51 r/v).
SICM/SSC 06.01 / SR / GAVETA.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 17h00
9h00 às 17h00
Contactos
+351 259 323 121