Documento do Mês de Setembro
2021 - Documento do Mês de Setembro

Secção 09 – Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos (1856-1878)

D. Fernando de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos

D. Júlia Adelaide Braamcamp de Almeida Castelo Branco

 

D. Fernando de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 2º Conde de Vila Real, filho primogénito dos 1ºs Condes de Vila Real, nasceu em Madrid no dia 5 de Outubro de 1815 e morreu no dia 4 de Fevereiro de 1858.

O título de Conde de Vila Real foi-lhe renovado com a promulgação do decreto autorizado por Sua Majestade a Rainha D. Maria II no dia 19 de Agosto de 1846.

Por vontade de seu pai, e por este se encontrar ausente por motivos profissionais, D. Fernando assumiu muito cedo a administração da Casa de Mateus. Continuou a organização da documentação relativa à administração, a que chamavam o Cartório, como é referido num documento que se conserva no Arquivo da Casa de Mateus em que constam as instruções deixadas pelo 1º Conde de Vila Real a seu filho. Após a morte de seu pai herdou a Casa e Morgadio de Mateus e Cumieira e demais bens que lhe pertenciam.

Casou com D. Maria Amália Burchardt no dia 15 de Outubro de 1838 de quem não teve filhos. D. Maria Amália morreu no dia 13 de Outubro de 1839.

Casou pela segunda vez com D. Júlia Adelaide Braamcamp de Almeida Castelo Branco no dia 6 de Julho de 1842. Desta união nasceram sete filhos: José Luís de Sousa Botelho e Vasconcelos, Maria Inácia de Sousa Botelho e Vasconcelos, Isabel de Sousa Botelho e Vasconcelos, Maria Amália de Sousa Botelho e Vasconcelos, Anselmo de Sousa Botelho e Vasconcelos, Maria Teresa de Sousa Botelho e Vasconcelos e Alexandre de Sousa Botelho e Vasconcelos.

Júlia Adelaide Braamcamp, na ausência de seu marido e depois da morte deste, assumiu a responsabilidade da administração da Casa de Mateus juntamente com o administrador Frias de Vasconcelos.

Por este motivo, apresentamos como Documento do Mês de Setembro, a Carta de nomeação de D. Luís à 2ª Condessa de Vila Real, D. Júlia Adelaide Braamcamp de Almeida Castelo Branco, Aia e Dama do Príncipe Real, pela qual é nomeada Dama da Real Ordem de Santa Isabel. 1863.

Lisboa. 2 fls. DOC: AVULSA

SICM 09.02 | GE1872.05

2021 - Documento do Mês de Setembro

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana

9h00 às 18h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile