Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, através do Grupo de Investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” e em parceria com a Fundação da Casa de Mateus e a blablaLab AC, o encontro A.G.Z. pequenas explosões testa um conjunto de hipóteses de leitura e escrita segundo princípios colaborativos e contrapontísticos.
Alvaro García de Zúñiga (1958-2014) é autor de uma obra multiforme e plurilingue que desafia a lei dos géneros. A sua força motriz advém de uma profunda entrega à processualidade da escrita como instrumento de investigação da matéria fonossemântica da linguagem. Esse mergulho no som-sentido carnal da palavra ocorre quer no espaço intralinguístico de uma mesma língua, quer no espaço interlinguístico entre línguas (espanhol, francês). Ao organizarem-se paronomasticamente, isto é, movidos por atractores sintáticos que geram sentidos a partir dos sons, os seus textos desvelam novas paisagens de pensamento e experiência literária. Nesses interstícios categoriais emerge um universo poético de improbabilidades que alarga o campo do dizível, do pensável e do sentível. Dito de outro modo: a sua obra expande a invenção do humano no interior da experiência íntima da linguagem, instanciando graficamente a sua loucura alucinatória.
Esta abertura ao movimento da escrita questiona de forma radical os nossos protocolos de leitura. Como ler os seus textos? Como ler a partir deles? Como responder à sua interpelação? Explorar os novos campos de sentido que deles emergem? Escutar todos os ecos que se aninham dentro das palavras? Evocar vocalmente as suas ressonâncias cognitivas e emocionais? Como escrever sobre os seus textos? Como escrever a partir deles? Alargar o campo concetual e de referência das línguas? Continuar o jogo intra e interlinguístico que nos propõem? Entregar toda a racionalidade enunciadora ao fluxo assistemático do enunciado? Dissolver a consciência subjetiva na recursividade labiríntica do desejo de dizer?
Estas são algumas das perguntas que motivam este encontro dedicado à obra de Alvaro García de Zúñiga, quando passam dez anos sobre a sua morte.
Os participantes foram convidados a escrever sobre, a escrever com e a escrever a partir de segundo o seguinte procedimento: o primeiro autor responde à leitura de um texto de Alvaro García de Zúñiga, o segundo autor responde à leitura do primeiro autor. Através de operações entrelaçadas de escrileitura, testamos a radiação multidimensional dos seus textos e a sua potencialidade enunciativa. Deste modo, o sopro das pequenas explosões do livro, da forma, da escrita e da língua propaga-se ao texto dos intérpretes.
Comissão Organizadora
Manuel Portela, Rui Torres, Teresa Albuquerque, José Luís Ferreira
Organização
Centro de Literatura Portuguesa
MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades
Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Fundação da Casa de Mateus
blablaLab Associação Cultural
A.G.Z. PEQUENAS EXPLOSÕES: LEITURA MISTA E ESCRITA COMPOSTA.
31 DE OUTUBRO | 9H30/19H00
ANFITEATRO III
Abertura (9h30)
Helena Santana (Coordenadora CLP), Teresa Albuquerque (Fundação da Casa de Mateus / blablaLab), Albano Figueiredo (Diretor da FLUC), Paula Barata Dias (Diretora do DLLC), Manuel Portela (MATLIT)
10h00-11h30:
PAINEL 1 antes da explosão
Teresa Albuquerque, “AGZ L)X(VI”
José Luís Ferreira, “O exercício da obra de Alvaro García de Zúñiga através do programa da blablaLab Associação Cultural”
Teresa Bartolomei, “Jogos de palavralvarismos”
Pedro Braga Falcão, “A cultura clássica em Álvaro García de Zúñiga: transmissão e transgressão”
11h45-12h45:
PAINEL 2 explodir o livro
Rui Silva escreve sobre o TEXTO AGZ-1, Ana Sabino responde ao texto escrito por Rui Silva sobre o TEXTO AGZ-1, Ana Sabino escreve sobre o TEXTO AGZ-2, Rui Silva responde ao texto escrito por Ana Sabino sobre o TEXTO AGZ-2.
14h30-15h30:
PAINEL 3 explodir a língua
Diogo Marques escreve sobre o TEXTO AGZ-3, Ana Marques responde ao texto escrito por Diogo Marques sobre o TEXTO AGZ-3, Ana Marques escreve sobre o TEXTO AGZ-4, Diogo Marques responde ao texto escrito por Ana Marques sobre o TEXTO AGZ-4.
15h30-16h30:
PAINEL 4 explodir a escrita
Patrícia Reina escreve sobre o TEXTO AGZ-5, Bruno Ministro responde ao texto escrito por Patrícia Reina sobre o TEXTO AGZ-5, Bruno Ministro escreve sobre o TEXTO AGZ-6, Patrícia Reina responde ao texto escrito por Bruno Ministro sobre o TEXTO AGZ-6.
16h45-17h45:
PAINEL 5 explodir a forma
Rui Torres reescreve hipertextualmente e permutativamente o TEXTO AGZ-7. Sandra Guerreiro Dias responde ao texto de AGZ-7 na reescrita de Rui Torres.
18h00-18h15:
Testemunho de encerramento [a confirmar]
18h30-18h50:
Performance: “A.G.Z. microexplosões” jam session
Escrileitores: RS, AS, DM, AM, PR, BM, SGD, RT; Batuta: MP
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121