Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Uma viagem musical contemporânea pela vida de D. Luís António, 4º Morgado de Mateus, revisitando a música portuguesa da sua juventude e as influências estilísticas italianas que marcaram a corte durante os reinados de D. João V e D. José I. Ao longo do programa, evidencia-se a presença do estilo romano na música sacra, a forte influência napolitana na ópera e o impacto da música instrumental veneziana. No Brasil, em 1767, D. Luís António fundou uma Casa da Ópera em São Paulo, demonstrando o papel das artes na modernização cultural e consolidando a cidade como um centro urbano e artístico em ascensão.
O programa inclui árias da juventude de D. Luís António, com excertos de Ezio, de Nicola Porpora, e Acis and Galatea, de Handel, recentemente encenada em Vila Real pela Orquestra Barroca da Casa de Mateus. Segue-se uma cantada em latim dedicada a Santo António, composta por Antonio Duni, e trechos da ópera L’amore industrioso, de João de Sousa Carvalho. Para evocar o ambiente musical napolitano da época, integra-se uma ária de La clemenza di Tito, de Gluck, e a abertura de La Galatea, de Luciano Xavier dos Santos. O concerto culmina com obras de António Leal Moreira, encerrando com o final de A Saloia Namorada, ópera com libreto de Domingos Caldas Barbosa.
Árias da Ópera de São Paulo tem direção musical de Ricardo Bernardes e é interpretado pela Orquestra Barroca de Mateus, acompanhada dos solistas do Americantiga Ensemble, Mariana Castello-Branco, soprano, Arthur Filemon, contratenor, Frederico Projecto, tenor, e Hugo Oliveira, baixo.
Mais informações em breve.
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
Fins-de-Semana / Feriados
9h00 às 18h00
Contactos
+351 259 323 121