Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
No Dia Internacional dos Museus, uma visita à Casa sob o olhar de D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 1º Conde Vila Real e 6º Morgado de Mateus.
Figura que atravessa todo o século XIX, das invasões napoleónicas aos sucessivos recontros militares e políticos entre absolutistas e liberais, D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 6º Morgado de Mateus, vê D. João VI fazê-lo 1º Conde de Vila Real em 1823.
Herói da Guerra Peninsular, foi ajudante de campo do Marechal Beresford na luta contra as invasões francesas. Tendo-se oposto inicialmente à Revolução Liberal de 1820, virá a destacar-se como homem de compromisso, capaz de articular movimentos opostos nas suas sucessivas passagens pelo Governo, nas pastas dos Negócios Estrangeiros, do Ultramar ou dos Negócios da Guerra.
Diplomata de carreira, é nomeado ministro plenipotenciário em Madrid durante o período crítico de 1814 a 1820 e, de seguida, em Londres, onde participa de um momento essencial da nossa história que é a negociação com Inglaterra da abolição do tráfico de escravos. Em 1855, é nomeado como ministro de Portugal em São Petersburgo, onde vem a morrer pouco tempo depois.
No Dia Internacional dos Museus, uma visita especial à Casa a partir dos seus olhos e da sua voz.
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Horário
Segunda a Sexta
9h00 às 17h00
9h00 às 17h30
Contactos
+351 259 323 121