Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Exposição de Miguel Palma
"Parti de uma série de cartazes que imagino que sejam de escolas primárias.
Fiquei curioso com a possibilidade de aproveitar as imagens desses cartazes, imagens que mostram o interior de plantas, cortes de flores, de sementes, e uma panóplia variada de material visual relacionado com a Botânica. Depois, uma segunda série, mas desta vez com Zoologia como tema. Encontrei os mesmos tipos de cortes, mas agora em animais: galinhas, serpentes e até um humano.
O processo começou de forma simples: cortá-los, movimentando-os num mesmo plano, procurando relações, experimentando, até que cheguei à conclusão de que, se ligasse, por exemplo, uma rã a uma papoila, o conjunto ganhava um novo interesse, quase como uma ciência impossível, ou uma botânica ridícula, algo fora do normal. Mais importante do que a lógica, foi o resultado em termos cromáticos, o diálogo das formas. Tentei fazer com que as coisas se encaixassem de uma maneira que fosse, ao mesmo tempo, natural e surpreendente.
Foi também um processo de habituação. Agora, quando olho para estes cartazes — estes mini e médio-cartazes — vejo neles uma ligação entre duas formas de vida completamente diferentes. No início, parecia estranho; mas hoje, para mim, isto já lhe sinto algum sentido. A verdade é que o que é estranho também não é assim tão estranho, não é? O mundo funciona com uma série de regras, mas também é um campo fértil para o inesperado. Por exemplo, juntar uma borboleta com uma girafa nunca seria uma boa ideia, mas aqui está o truque: ao fazer isso, estamos a explorar a essência daquilo que é impossível, a pôr em questão a lógica, a ciência e até a natureza daquilo que aceitamos como “normal”. É um jogo entre o didático e o esquizofrénico, onde tudo parece possível. A vida, em si, é uma enciclopédia de impossibilidades, e é isso que torna o processo tão fascinante." Miguel Palma
Mais info em breve
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
Fins-de-Semana / Feriados
9h00 às 18h00
Contactos
+351 259 323 121