Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Manuel Casimiro, pintor, escultor, fotógrafo, designer, cineasta, é um dos mais celebrados artistas visuais portugueses. A exposição Montanhas Inexistentes, inaugurada em Maio e vista já por dezenas de milhares de pessoas, chega agora ao fim.
Em Maio passado, a Fundação da Casa de Mateus acolheu um programa extenso em torno da obra de Manuel Casimiro, com a inauguração da instalação Jardim Pintado, obra que ficará a residir no Parque da Casa de Mateus, da exposição Montanhas Inexistentes, composta por pinturas inéditas, que agora chega ao fim, e com a realização de uma mesa-redonda com especialistas de diferentes proveniências, que celebra e esclarece a sua obra.
“Escalar uma montanha ajuda-nos a perceber que também fazemos parte da Natureza, a compreender o valor intrínseco de todos os elementos do mundo em que vivemos, e a pretender a imergência daquilo que Nietzsche designou de ir para além do homem. Na nossa linguagem corrente, associamos também o topo, o cimo da montanha, o seu ponto mais alto, o cume, como uma referência à elevação do comportamento humano. […]
Nestas minhas pinturas de paisagens, e não só nestas, a repetição evidencia a diferença, e uma coalescência onde o presente se associa ao passado e ao futuro, no sentido lyotardiano do seu entendimento pós-moderno. Como noutras situações do meu já longo percurso, em todo ele, transpira uma provocação e desafio ao pensamento de cada um, no confrontar de postulados como sendo definitivos. Aqui o espaço/tempo adequa-se um ao outro. Conserva-se a memória do passado no presente que passa, é já futuro. É um plano fixo, mas que conduz ao movimento quando se reinventa no campo próprio do ato de pensar, de pintar. "
Manuel Casimiro
16:00
FINISSAGE DA EXPOSIÇÃO
MONTANHAS INEXISTENTES
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Eventos relacionados
H
SABER MAIS
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121