Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Primeiro momento do Ciclo Nadir Afonso, apresentado por Laura Afonso e seguido por um debate que conta com as participações de Adelaide Ginga, António Quadros Ferreira e Celina Silva, com moderação de Teresa Albuquerque.
Nadir Afonso é uma personalidade excepcional, um artista total cujos interesses viajam entre a arquitetura, a matemática e a pintura. Discípulo de Corbusier e Niemeyer, bebe neles uma noção holística do espaço e das formas enquanto lugares de fluência e movimento. Com a sua ‘Máquina Cinética’, inaugurada em 1956, e com o ‘Teatro Rotativo’, de 1957, Nadir ensaia o ‘projecto utópico de uma arquitectura com pintura dentro e fora’.
Nesta primeira sessão do Ciclo Nadir Afonso, António Quadros Ferreira, Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes do Porto, Adelaide Ginga, Curadora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e Celina Silva, Professora do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da U.Porto e investigadora em Teoria da Literatura, Teoria da Arte, Estética e Semiótica, discutem como, em Nadir, a pintura e a arquitetura nos dão a ver a ‘evidência de um pensamento maior e seminal, transversal e pluridisciplinar, da totalidade da obra nadiriana’.
A sessão terá apresentação de Laura Afonso, Presidente da Fundação Nadir Afonso e moderação de Teresa Albuquerque, Diretora-Delegada da Fundação da Casa de Mateus.
O Ciclo Nadir Afonso toma como objeto a exposição Movimento Perpétuo | Tapeçarias e Serigrafias de Nadir Afonso, que pode ser vista na Fundação da Casa de Mateus entre 30 de Julho e 30 de Setembro de 2022. Neste programa, as duas Fundações juntam as suas vocações territoriais, patrimoniais e de difusão da arte contemporânea para nos dar o prazer de ver e pensar Nadir Afonso – multiplicado, desde logo, nas magníficas tapeçarias que desenhou para a Fábrica de Tapeçarias de Portalegre e nas mais de três dezenas de serigrafias expostas, mas também na integralidade e profundidade do seu pensamento estético e da sua relação com outras artes, ciências e formas de conhecimento.
CICLO NADIR AFONSO:
10 de Setembro: A Matemática na Obra de Nadir
17 de Setembro: A Teoria Estética de Nadir
Eventos relacionados
H
H
H
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121