Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Nos cinquenta anos do 25 de Abril, a poucas semanas de comemorarmos os cem anos do nascimento de Mário Soares, apresentamos a reedição de 'Portugal Amordaçado' e recordamos a relação que este persistente combatente pela liberdade, homem plural que enfrentou com a mesma coragem a polícia política e o excesso revolucionário, sempre estabeleceu com a Fundação da Casa de Mateus.
Um dos grandes fazedores da liberdade conquistada com o 25 de Abril, Mário Soares esteve em Mateus para debates importantes para a definição do caminho democrático que Portugal empreendia, do pós-Abril à integração europeia, uma das âncoras fundamentais do programa Cultura em Diálogo, empreendido por D. Fernando de Albuquerque, diretor-delegado da Fundação até 2022. Foi um entusiasta do Prémio D. Diniz, que entregou a personalidades como José Saramago, Maria Gabriela Llansol ou Sophia de Melo Breyner Andresen, entre muitas outras.
Numa sessão única, procedemos ao lançamento da reedição de Portugal Amordaçado, obra seminal que anuncia o estertor do regime obscurantista que limitou os destinos de Portugal ao longo de boa parte do séc. XX.
A seguir, inauguramos a exposição 'Mário Soares | Um fazedor de liberdade em Mateus', da autoria de Fernando Pendão, na qual temos o privilégio de testemunhar alguns momentos da relação de Mário Soares com a Fundação da Casa de Mateus, no olhar de Albano da Costa Lobo, fotógrafo que registou intimamente muitos anos de atividade da Fundação, e de Luís Vasconcelos, fotojornalista prolífico que foi fotógrafo oficial de Mário Soares.
28 de setembro
15H00
Lançamento da reedição de
PORTUGAL AMORDAÇADO
de MÁRIO SOARES
Apresentação
FRANCISCO ASSIS
Comentários
SÉRGIO SOUSA PINTO
ISABEL SOARES
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121