Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Seminário centrado em vários blocos de debate, mas com um elo comum, que é pensar ou “repensar” a Ibéria no seu conjunto e como parte essencial da Europa ocidental e do espaço atlântico.
Pensar de forma conjunta a realidade social, cultural e política da Península ibérica conta com uma certa tradição, pelo menos desde os tempos do romantismo iberista, mas nunca foi praticada de forma permanente, devido a receios ou ao que popularmente se conhece como viver de “costas voltadas”.
Para além disso, muitos daqueles debates de traços formais iberistas não passavam da retórica: podiam ser mais jogos intelectuais que análises realistas de propostas de ação política. No entanto, este tipo de debates continua a ser muito necessário na atualidade, tanto pelo carácter transnacional que esta reflexão pode atingir como pela especial relação que os estados ibéricos têm com o mundo atlântico, nomeadamente o ibero-americano.
Há na Casa de Mateus uma já longa tradição de reflexão sobre os problemas estruturantes da sociedade, que se desenvolveu, nomeadamente, nos seminários “Repensar Portugal”, o primeiro dos quais organizado em 1978, que versaram sobre temas como a educação (1995), a regionalização (1996) ou a sustentabilidade do projecto de país como no PensarRe Portugal (2011). É também preciso recordar encontros de grande alento, como os promovidos pela Fundação Banco Exterior de Espanha e Fundação Calouste Gulbenkian (Sintra e Oeiras, 1983) e os realizados no ano 1998 e com motivo do quinto centenário dos Descobrimentos e da Exposição Universal de Lisboa.
Nesta perspetiva, pensamos que é mais necessário do que nunca recuperar estes espaços de diálogo, desligados de qualquer celebração ou comemoração histórica, para afrontar de modo conjunto um debate sobre os desafios que os dois estados ibéricos têm na época presente e no futuro imediato, quer nas suas relações mútuas quer de forma mais alargada no conjunto da União Europeia e mesmo no seio das comunidades ibero-americanas.
Os estados ibéricos padeceram em tempos recentes não só uma forte crise económica, senão também, por terem sido olhados de novo através de velhos estereótipos que parecem lembrar as cogitações de um Antero de Quental sobre As causas da decadência dos povos peninsulares. Agora que os efeitos da crise económica foram parcialmente superados, é o momento adequado para lançar este tipo de reflexão e, sobretudo, de propostas para o futuro. São viáveis os estados-nação? como superar os bloqueios da construção europeia? que vantagens e oportunidades têm os estados ibéricos na geopolítica atual?
Neste sentido, propomos um seminário que deve estar centrado em vários blocos de debate, mas com um elo comum, que é pensar ou “repensar” a Ibéria no seu conjunto e como parte essencial da Europa ocidental e do espaço atlântico. O formato do seminário deve ser de discussão aberta, entre oradores e convidados específicos, seguida de conclusões a publicar posteriormente.
12 de Outubro
18:45 – Intervenções institucionais
Fernando de Albuquerque, Director da Fundação da Casa de Mateus
Rosario Álvarez, Presidente do Consello da Cultura Galega
António M. Feijó, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian
Apresentação do Seminário
Ramón Villares, Consello da Cultura Galega
Teresa Albuquerque, Fundação da Casa de Mateus
13 de Outubro
09:15 – 10:15
Introdução : Eduardo Marçal Grilo
Conferência Inaugural: União Europeia: realidades, riscos e desafios – Jaime Gama
10:25 – 11:40 Mesa 1: A transição para a democracia dos estados ibéricos
Santos Juliá // António Costa Pinto
Moderador: António M. Feijó
11:50 – 13:15 Mesa 2: Cooperação e políticas de governança no contexto ibérico e europeu
Luís Braga de Cruz // Luis Caramés // Pedro Magalhães
15:30 – 16:45 Mesa 3: Espaço ibérico e políticas públicas – Economia, Ambiente, Energia
Antón Costas Comesaña (U. Barcelona) // Elisa Ferreira
Moderador: Pedro Santos Guerreiro
14 de Outubro
09:30 – 10:45 Mesa 4: Estratégias ibéricas para a Ciência
Artur Santos Silva // António M. Cunha // Angel Font
Moderador: José Rivas
10:55 – 12:10 Mesa 5: Culturas ibéricas, culturas atlânticas
Javier Rioyo // Guilherme d’Oliveira Martins
Moderador: Teresa Albuquerque
12:15 – 12:50: Conferência de encerramento: Iberia, entre Europa e América – Nélida Piñon
Moderador: José Carlos de Vasconcelos
13:00- 15:00 Almoço
Conclusões e despedidas
Uma iniciativa da Fundação da Casa de Mateus e do Consello da Cultura Galega
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian
DESCARREGUE AQUI Repensar Ibéria: Testemunhos de um encontro
Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.
Eventos relacionados
H
SABER MAIS
H
SABER MAIS
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121