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"Sei Solo" é uma frase que aparece na página de rosto das monumentais Sonatas & Partitas para violino de Johann Sebastian Bach, e apresenta uma certa ambiguidade. Por um lado, indica simplesmente o conteúdo da coleção, que consiste em seis peças para um único instrumento. Por outro lado, inicia uma reflexão mais profunda quando traduzida literalmente como "Estás só".
A frase, implacável, evoca a natureza morta e o seu cortejo de vaidades, espelhos de solidão e a finitude das nossas existências. É impressionante à primeira vista, soando como um aviso aos intérpretes que se lançam nas formidáveis páginas da coleção. Mas será que esta solidão, propícia à introspeção, não convida ao uso de toda a liberdade que ela proporciona, permitindo que a inventividade e a espontaneidade guiem a linha musical e façam surgir novas ideias?
No contexto do lançamento de um disco dedicado às fantasias de Georg Philipp Telemann, Patrick Oliva aborda a música para violino solo com esta dupla perspetiva, propondo um programa que, tal como o género da fantasia, se desenvolve livremente como se fosse improvisado e questiona a relação que o intérprete mantém com o texto musical que declama. Percorre várias estéticas, cruza e confronta linguagens contrastantes, justapõe peças polifónicas de estilo arcaico e melodias acompanhadas que antecipam o classicismo vindouro. O quadro resultante é enriquecido pelas múltiplas perspectivas e diálogos tecidos entre as obras.
O programa gira naturalmente em torno das fantasias de Telemann, uma formidável coleção que sintetiza a diversidade demonstrada por este compositor; o estilo antigo coexiste com o novo num caleidoscópio de formas e afectos particularmente ecléticos. Estas peças ressoam como ecos longínquos das de Johann Paul von Westhoff, o pai da escrita polifónica para violino, o que nos remete para os fundamentos desta forma singular de tratar o instrumento. Num universo completamente diferente, a fantasia de Nicola Matteis contrasta com o carácter elegíaco das sonatas de Giuseppe Tartini, cujo suporte harmónico mínimo é confiado unicamente ao violino, sem recurso ao baixo contínuo (o compositor gostava de se acompanhar desta forma em algumas das suas sonatas). Em pano de fundo, as obras de Johann Sebastian Bach espalhadas pelo concerto recordam-nos o quanto estas obras-primas marcaram a escrita para violino solo com o seu génio e profundidade.
Georg Philipp Telemann, Fantasy n°8 TWV 40:21
Piacevolmente - Spirituoso - Allegro
Johann Paul von Westhoff, Suite for violin
Prélude - Allemande - Courante - Sarabande - Gigue
Improvised Prelude
Johann Sebastian Bach, Partita BWV 1002
Sarabanda
Georg Philipp Telemann, Fantasy n°9 TWV 40:22
Siciliana - Vivace - Allegro
Nicola Matteis, Fantasy
Giuseppe Tartini, Sonata op.7 n°6 (arrangement Patrick Oliva)
Andante
Johann Sebastian Bach, Partita n° 2 BWV 1004
Giga
Georg Philipp Telemann, Fantasy n° 2 TWV 40:15
Largo - Allegro - Allegro
Marchetto Cara, Salve Regina (arrangement Patrick Oliva)
Improvised Prelude
Georg Philipp Telemann, Fantasy n°9 TWV 40:22 (arrangement Patrick Oliva)
Siciliana
Johann Sebastian Bach, Sonata n° 3 BWV 1005
Allegro assai
Giuseppe Tartini, Sonata B. g10 « Didone abbandonata » (arrangement Patrick Oliva)
Affetuoso
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