Programação Maio Julho 2023

Retourner

Programação | Maio/Julho 2023

A Fundação da Casa de Mateus propõe um programa multidisciplinar que parte da música, da literatura, da dança ou das artes visuais e se entretece nos infinitos cruzamentos entre cultura, criação artística, projeto educativo e divulgação científica.


Programação Maio Julho 2023

Arte na Paisagem

Ao longo do ano, convocamos um conjunto importante de artistas para questionar o seu trabalho em relação com o meio e desenvolver a ideia de diversidade cultural em confronto com uma paisagem biodiversa.

Em residência ao longo de 2023, a bio-artista belga AnneMarie Maes, cujo trabalho combina arte e ciência com um interesse especial pela biotecnologia e pelos ecossistemas, instala na Casa de Mateus o Laboratório da Forma e da Matéria, atelier/galeria/laboratório, lugar de descoberta e desdobramento das infinitas formas de representação visual da vida que está à nossa volta.


Primeiro passo de uma colaboração com a Companhia Paulo Ribeiro que se estenderá para 2024, Re-En-Cantos de Mateus, espetáculo de dança peripatético com direção de Paulo Ribeiro, é uma viagem coreográfica e musical feita de estações tão plurais como vivas são as paisagens de Mateus: os jardins neobarrocos e a sua proposta geométrica, as hortas e as vinhas, o contraste entre o granito da paisagem humana e o xisto da paisagem rural.


No mesmo sentido, prossegue o projeto Escola das Transições, instância de reflexão e ação sobre as formas de ultrapassagem do Antropoceno e a de construção de uma relação simbiótica com o meio, ou as Oficinas de Verão, uma parte da ação educativa da Fundação, a que se juntam programas escolares nos quais impera uma noção ampla de património que cruza história e ambiente.


Residência de Artistas

Lugar de encontro, discussão e criação

As residências O Presente do Futuro, em 2023 dirigidas por AnneMarie Maes e Miguel Azguime, ativam a Residência de Artistas enquanto lugar de desenvolvimento de projetos multidisciplinares, instância de descoberta criativa, de mediação das práticas artísticas com as comunidades e de acolhimento de projetos de criação, exploração artística ou gravação. Até Julho, a Residência será ainda lugar para o desenvolvimento de projetos de António Carrilho, Borealis Ensemble e blablaLab AC.

Programação Maio Julho 2023
Programação Maio Julho 2023

Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Uma XXXI edição plena de movimento, com os habituais Cursos de Música Barroca e uma intensa programação de concertos.

Ao longo do mês de Julho, os Encontros Internacionais de Música fazem confluir em Vila Real dezenas de músicos provenientes de todo o mundo, à procura da excelência no exercício e na transmissão das práticas historicamente informadas da música e dos instrumentos barrocos. Para além dos tradicionais Cursos, o programa propõe a estreia da ópera cómica As Damas Trocadas, de Marcos Portugal, pela Orquestra Barroca de Mateus, uma colaboração com o ensemble Divino Sospiro e um conjunto de outros seis concertos a animar os fins de tarde na Capela da Casa de Mateus.

Programação Maio Julho 2023

Horaire

lundi à vendredi

9h à 18h

samedi et dimanche

9h à 18h

Contacts

+351 259 323 121

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile