1º Conde de Vila Real, um Estadista Singular

Voltar

1º Conde de Vila Real, um Estadista Singular | Daniel Protásio
3 de Julho de 2025

No aniversário da atribuição, por D. João VI, do titulo de Conde de Vila Real ao 6º Morgado de Mateus, publicamos a obra essencial de Daniel Protásio sobre esta fgigura fascinante da política e da diplomacia portuguesas.

No dia 3 de julho de 1823, o Rei D. João VI atribuiu a D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 6º Morgado de Mateus, o título de Conde de Vila Real. Era o reconhecimento do seu envolvimento na Guerra Peninsular, na qual foi ajudante de Ordens do Marechal Beresford, mas sobretudo da lealdade demonstrada ao campo realista nos primeiros anos que se seguem à Revolução Liberal.

Militar, diplomata e estadista que marca a primeira metade do séc. XIX português, D. José Luís foi uma personalidade complexa, capaz de fazer pontes entre contrários, de defender os interesses da coroa portuguesa nas capitais europeias mais importantes à época e envolver-se na resolução de questões decisivas.

Em 2023, para assinalar o segundo centenário deste evento maior, a Fundação da Casa de Mateus propôs ao historiador Daniel Estudante Protásio a imersão no seu Arquivo e a pesquisa de outras fontes para a realização de um estudo que trouxesse um pouco mais de luz sobre esta personagem fascinante. O que inicialmente fora concebido como um pequeno apontamento biográfico veio a crescer em tamanho e densidade graças à necessidade de enquadrar a trajetória política do 6º Morgado de Mateus, mas sobretudo à riqueza documental preservada no Arquivo da Casa de Mateus, e dá agora origem a esta edição digital.


1º Conde de Vila Real, um Estadista Singular

Horário

Segunda-feira a Sexta-feira*

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana / Feriados



9h00 às 18h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile