Declaração de Mateus-Santar sobre o Património Privado Cultural e Natural em Portugal

Voltar

Declaração de Mateus-Santar sobre o Património Privado Cultural e Natural em Portugal
3 de Dezembro de 2024

Um ano depois do seminário Legado e Transmissão, organizado em 2023 para interpelar e compreender a atualidade do raciocínio desenvolvido por D. Francisco de Albuquerque e que conduziu à instituição da Fundação da Casa de Mateus, congratulamo-nos com a aprovação da Declaração de Mateus-Santar sobre o Património Privado Cultural e Natural em Portugal, assinada nesta Casa no passado dia 25 de novembro.

No Seminário "Rumo a um National Trust Portugal", realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro, na Casa de Mateus e na Casa dos Condes de Santar e Magalhães, os signatários da Declaração de Mateus-Santar, adotada a 25 de setembro na Casa de Mateus, destacaram a importância do património privado como um ativo cultural, económico e ambiental essencial para a identidade nacional. Sublinhou-se, ainda, a necessidade de esforços conjuntos para enfrentar as ameaças à sua conservação, desenvolvendo estratégias sustentáveis e adaptadas às especificidades de cada bem patrimonial.

O evento contou com a participação de representantes da INTO - International National Trusts Organisation, do National Trust UK, do FAI - Fondo Ambiente Italiano, e da Kultur Erbe Bayern.

Portugal possui um vasto património cultural e natural, tanto público como privado, que enfrenta desafios significativos de preservação. Embora o Estado desenvolva políticas de conservação, é fundamental que os proprietários privados adoptem modelos de gestão sustentáveis para garantir a proteção do legado do país, sobretudo em áreas rurais e urbanas onde muitos bens estão em risco.

A Declaração de Mateus-Santar inclui um Apelo à Ação, dirigido a todas as partes interessadas – proprietários de património privado, entidades governamentais, organizações e comunidades – para que tomem medidas concretas em seis áreas prioritárias:

  1. Comprometer-se com a preservação do património;

  2. Reforçar a colaboração entre todas as partes envolvidas;

  3. Inovar nos modelos de governação;

  4. Promover o desenvolvimento sustentável;

  5. Honrar e preservar a identidade nacional;

  6. Mobilizar as comunidades para um esforço coletivo.

Signatários

Teresa Albuquerque

Ana Paganini
José Luis Vasconcellos e Souza
António Mascarenhas

Álvaro Teixeira de Queiróz
António Mello
Clara Pereira Coutinho
Cristina Castel-Branco
Dan Thorne 
Fernando Guedes
Francisco Calheiros
Henriqueta S. Nóvoa 
Isabel Vasconcelos
Tomás Allen
Jorge Brito e Abreu
Miguel Ayres de Campos
Pedro Vasconcellos e Souza
Tiago Vasconcelos

António Lobo Xavier

Declaração de Mateus-Santar sobre o Património Privado Cultural e Natural em Portugal

Horário

Segunda-feira a Sexta-feira

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana / Feriados

9h00 às 17h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile