Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
A Diretora-Delegada, Teresa Albuquerque, e a Direção da Fundação da Casa de Mateus manifestam o seu pesar pela morte do Arq. Bartolomeu Costa Cabral, neste sábado, dia 20 de abril de 2024. Sobrinho do instituidor da Fundação da Casa de Mateus, dedicou sempre a sua melhor atenção a esta Casa.
Nascido a 8 de Fevereiro de 1929, em Lisboa, tornou-se um dos nomes mais importantes da arquitectura modernista portuguesa. Em 1957, diplomou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde, mais tarde, viria a exercer atividade docente. Iniciou atividade em 1956, no Gabinete de Urbanização do Plano Diretor de Lisboa, e foi colaborador no atelier de Nuno Teotónio Pereira, com quem projetou o Bloco das Águas Livres, edifício marcante da paisagem da cidade de Lisboa, e exemplo da ideia de uma cidade aberta.
Da sua obra, destacam-se os numerosos edifícios ligados ao ensino, de escolas primárias a universidades, em Lisboa, Sintra, Tomar, Covilhã ou Guimarães, bem como à habitação social, em colaboração com Teotónio Pereira e Nuno Portas. A sua noção de cidade, distante de um somatório de unidades estanques, valeu-lhe um lugar singular na arquitectura portuguesa, traduzido no título escolhido para a exposição que assinalou o seu trabalho em 2019: «a ética das coisas».
Em 2022, recebeu do Presidente da República as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Outras notícias
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 17h00
9h00 às 17h00
Contactos
+351 259 323 121