Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Este edifício apresenta uma adega, belos jardins e uma decoração interior de cortar a respiração
"Ao visitar Portugal, uma das atrações mais marcantes é o seu rico património cultural e arquitectónico. Isto pode ser visto em grandes cidades como Lisboa ou Porto, mas no interior há pequenas aldeias que são encantadoras. Estes escondem recantos mágicos que descobrem um país diferente e onde o viajante pode conhecer a verdadeira essência portuguesa.
Assim, no concelho de Vila Real localiza-se uma das construções mais simbólicas do centro de Portugal. Estamos falando da Casa Mateus, um palácio barroco cuja decoração e ornamentação de interiores é uma das mais impressionantes da Europa. Hoje, o imóvel está nas mãos da Fundação da Casa de Mateus, que tem desenvolvido uma intensa atividade cultural, particularmente nas áreas da música, literatura e artes visuais, organizando festivais, cursos, seminários e exposições.
Vinho & Arquitetura
A Casa de Mateus, concluída em 1744, é uma viagem pela história de Portugal. De facto, está intimamente ligada à criação da Região Demarcada do Douro em 1756, tornando-a num dos berços do vinho. Seu complexo monumental abriga tanto o palácio quanto seus belos jardins, que mostram a engenhosidade e habilidade de seu arquiteto: Nasoni. "Além do esplendor espetacular da fachada principal e da riqueza de sua decoração, todo o complexo é marcado pela racionalidade da planta baixa e pelo rigor da métrica e da modulação", explicam em seu site.
Ao mesmo tempo, o interior é marcado por várias salas, como o Salão Nobre, a Biblioteca ou o Museu Religioso. Nelas, é possível ver como a passagem de até 12 gerações moldou suas paredes. Assim, móveis dos séculos 1970 ao <> e objetos preciosos contam a história da vida da casa desde sua origem até a criação da Fundação da Casa de Mateus, em <>.
Seus quartos também abrigam uma coleção de arte, composta por "retratos de época, naturezas-mortas ou namorados italianos tradicionais. O órgão de tubos que podemos ouvir na Capela e os inúmeros instrumentos de época nos lembram da presença constante da música", dizem. Por sua vez, a vinícola é uma das principais atrações da Casa Mateus. Sua construção original remonta aos séculos 17 e 16, e ainda está totalmente operacional hoje.
Jardins dos sonhos
Os jardins compõem a outra grande jóia do palácio. Estes se estendem ao longo de um eixo central e constituem um paraíso na região. "Se à entrada é o lago que surpreende na sua relação com a arquitetura, o roseiral que margeia a ala sul proporciona uma exuberância cromática e aromática especial que contrasta com o desenho racional dos parterres superiores e inferiores", detalham.
No entanto, estes não são os originais. Para apreciá-los, basta ir para o leste, onde estão localizados o túnel de cedro e os pomares, que ligam os jardins à área florestal. Isso completa um ecossistema complexo, que respeita os ritmos e as condições do equilíbrio ambiental."
Outras notícias
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 17h00
9h00 às 17h00
Contactos
+351 259 323 121