Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
>
A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 3 de Dezembro de 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, Conde de Mangualde, de Vila Real e de Melo, que doou uma parte substancial do seu património a esta instituição.
Os seus objetivos eram claros: garantir a persistência no tempo de um Património e partilhar uma Memória que a Casa de Mateus corporiza e simboliza.
Esta preocupação não era exclusivo apanágio do instituidor. Muito tempo antes dele, ao longo de sucessivas gerações, os seus antepassados foram construindo as bases e reunindo os meios que permitiram a salvaguarda do património familiar.
D. Francisco soube interpretar este padrão familiar, atualizando-o e criando as condições necessárias para a sua viabilização no século XXI.
Os fins estatutários da Fundação da Casa de Mateus são a preservação da Casa, o estudo do seu arquivo e a promoção de atividades culturais, científicas e pedagógicas.
Hoje, a Fundação é uma organização dinâmica, voltada para a comunidade, e, ao promover o conhecimento e a excelência nas suas mais variadas intervenções, ocupa um lugar de destaque no panorama nacional e internacional, para o qual aponta o esforço coletivo e individual da família do instituidor.
Princípios e código de conduta
A Fundação da Casa de Mateus tem como objectivos principais:
A conservação do monumento nacional – Casa de Mateus;
O restauro e melhoramento da Casa, dos jardins, da capela e demais dependências;
A catalogação e o estudo de todo o arquivo, promovendo a publicação do que nele se encontrar de interesse histórico, político, militar, social, económico e artístico;
A admissão de estudiosos, à consulta e estudo de todos os documentos e demais elementos de interesse que possua, bem como do público de visita ao monumento;
A ação cultural e educativa e artística que seja compatível com o monumento e decidida pelos directores;
A manutenção do culto na capela anexa, nas condições atuais, mantendo as missas e obrigações instituídas pelos Morgados de Mateus e seus sucessores até ao instituidor desta Fundação
Para alcançar estes objetivos, a Fundação mantém a Casa e os jardins abertos ao público, promove a realização de estudos, de trabalhos de investigação e outras iniciativas que incentivem o conhecimento e a divulgação do seu património.
Na prossecução das suas atividades, a Fundação da Casa de Mateus procurará ser fiel ao compromisso de responsabilidade social que constitui a sua missão, tal como foi definida pelo fundador.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 17h00
9h00 às 17h00
Contactos
+351 259 323 121