00 A Fundação
A Fundação
A Fundação

A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, com a doação para fins de serviço público do conjunto arquitetónico composto pela Casa, Capela e Casas da Adega, de um perímetro composto por jardins históricos, pomares, vinhas e zona de bosque e de um extenso espólio constituído por arquivo, biblioteca e coleções museológicas.


A Fundação é uma instituição privada com missões de serviço público nas áreas patrimonial, cultural, artística, educativa e de divulgação científica que se apresenta como um polo de intensa atividade Cultural, num território de baixa densidade. Desenvolve, desde a sua instituição, em 1970, uma programação cultural e artística persistente, que la torna num pólo cultural estruturante na cidade, na região e no país.


Os seus estatutos definem como missão a conservação, restauro e melhoramento da Casa de Mateus, o estudo, catalogação e divulgação do seu arquivo e ainda a promoção de atividades artísticas, culturais e pedagógicas coerentes com a herança patrimonial que nela se inscreve. Em 1971, foi reconhecida, por despacho do Ministério da Educação, como Instituição de Utilidade Pública.


É no centro da sua ação que encontramos o cruzamento entre património histórico, património natural, artes e inovação, reforçando a perceção do valor dos instrumentos culturais e da ação local para a superação das grandes questões globais; ou a confluência entre ação cultural, paisagem e território, numa perspetiva de sustentabilidade, envolvendo as pessoas e as comunidades no raciocínio emergente sobre novas formas de relação com os recursos naturais.

Em dezembro de 1970, D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, 6º Conde de Vila Real, 5º Conde de Melo e 3º Conde de Mangualde, conclui a sua obra maior: a instituição da Fundação da Casa de Mateus, com a doação para fins de serviço público do conjunto composto pela Casa, Capela e Adega, de um perímetro com jardins históricos, pomares, vinhas e zona de bosque e de um extenso espólio constituído por arquivo, biblioteca e coleções museológicas.

00 A Fundação
00 A Fundação

Arquivo

O Arquivo, alfobre quase infinito de documentos que remontam ao séc. XV, resulta do zelo familiar na salvaguarda e tratamento da informação e da confluência de espólios oriundos dos sucessivos novos laços familiares que se foram estendendo ao longo dos tempos. É, a um tempo, matéria de estudo permanente por parte de investigadores e fonte de conhecimento e inspiração para a interpretação do património imaterial que a Casa transporta.

Ação Cultural

A matriz barroca da Casa, erguida com o contributo de Nicolau Nasoni em meados do século XVIII, propicia uma das mais constantes linhas de programação da Fundação. Criados em 1978, os Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus foram pioneiros no ensino e difusão da música antiga e barroca em Portugal e contribuíram para o reforço da internacionalização da ação da Fundação. Hoje, uma programação constante em todos os estilos, curiosa e prolífera à semelhança do gesto barroco, orientada para as artes e para o pensamento, permite a um conjunto vasto de visitantes fruir de um património material e imaterial único, através do sentido de participação na História ou da discussão e formulação de ideias, da ação educativa ou da música, da literatura, da arte contemporânea…

00 A Fundação
00 A Fundação

Território e Ambiente

O séc. XXI e as fronteiras que nos anuncia, nos planos ambiental, climático, sanitário, mas também político, social, cultural, filosófico, num contexto de transformação digital, impelem a Fundação a desenvolver, com a participação de diferentes comunidades, a Escola das Transições, programa de estudo e formulação de práticas inovadoras nos campos da sustentabilidade e da transição justa, ancorado no cruzamento entre saberes ancestrais e as tecnologias mais avançadas mas também leves e partilháveis, inspirado nas práticas de ciência aberta e ciência cidadã.

Direção da Fundação

Diretora-Delegada

Teresa Margarida Gomez de Sousa Botelho de Albuquerque

Diretores

Inês de Sousa Botelho de Albuquerque

Ana de Sousa Botelho de Albuquerque Paganini

Catarina Taylor

Cornelius Martinus Marie Eijrond

00 A Fundação

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile