Escola das Transições
Projetos e Programas

 > 

Escola das Transições
Escola das Transições

A Escola das Transições é um dispositivo de estudo, reflexão e ensaio de formas de agir sobre os processos de transição climática, ecológica e digital, mas também de procura dos caminhos de uma transição lógica, filosófica, social, justa. Compreende a necessidade de alterarmos a nossa relação com o planeta, de conhecermos em profundidade o nosso património ambiental e de ensaiarmos formas de o preservar e regenerar, enfrentando a transição ecológica para transformarmos radicalmente uma economia assente na extração e encontrarmos caminhos concretos para a sustentabilidade e o equilíbrio simbiótico.

Espaço patrimonial organizado em torno de uma casa senhorial barroca construída em meados do século XVIII, a Casa de Mateus foi sempre uma quinta produtiva. Ao longo dos séculos, esta quinta foi permanentemente reinventada de acordo com as necessidades, as técnicas e as ferramentas que cada geração tinha à sua disposição.

Tomando como real o princípio de que a nossa relação com o planeta precisa de uma renovação urgente, a Escola das Transições parte para o estudo multidisciplinar da biodiversidade e das interações ecológicas, cruza a relação simbiótica com o meio envolvente e o respeito dos ciclos naturais com a utilização de técnicas e ferramentas digitais avançadas, da fabricação digital à robótica ou à inteligência artificial e acrescenta-lhe uma dimensão filosófica, social e política.

Em 2022, a Fundação realizou três edições do programa Mateus Labs | Transições, procurando estabelecer bases concretas de trabalho multidisciplinar, lançar as sementes do Agro-Bio-FabLab a instalar na Fundação e formular um programa de ação a longo prazo.

Ao longo do ano de 2023, a residência da artista belga AnneMarie Maes e a instalação do seu Laboratório da Forma e da Matéria, acrescenta um olhar e um conjunto de práticas que tomam como a biodiversidade como matéria e lhe inventam novas formas de se dar a ver a públicos alargados.

No Outono, na condição de ver aprovada a sua candidatura ao programa Promove, da Fundação BPI-La Caixa, a Escola das Transições iniciará o projeto Biblioteca de Valores Visíveis e Invisíveis, um programa bienal de oficinas práticas com o envolvimento da comunidade, assente na utilização de fontes abertas e técnicas DIY, potenciando a transferência de conhecimento e a replicabilidade.

Escola das Transições

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile