O Presente do Futuro
Projetos e Programas

 > 

O Presente do Futuro
O Presente do Futuro

Residências artísticas pluridisciplinares

O desenvolvimento do projeto O Presente do Futuro foi assim iniciado com o início do processo de candidatura a este concurso e prosseguirá ao longo de 2002 segundo um dispositivo aberto, partilhado com um conjunto de curadores de particular relevância. Cada um desses curadores terá a seu cargo o desenho de um projecto original que conhece, ainda assim, alguns dados concretos. As residências deverão juntar três artistas, de linguagens diferentes, e um não-artista, que assumirá o papel de mediador. Embora a tónica seja colocada no processo e na descoberta que o confronto de linguagens suscita, cada residência deve ser partilhada com públicos plurais, desde as pessoas interessadas em conhecer o lado de dentro dos processos artísticos até às comunidades concertas envolvidas pelo mediador. Deste processo, ficará, para além dessa partilha, uma memória videográfica e editorial que deverá constituir, em si própria, um objeto artístico.

Até ao momento, para o biénio 2023/24, convidámos os curadores Miguel Palma, Miguel Azguime e AnneMarie Maes. Miguel Palma é um artista visual que se apropria das narrativas de uma modernidade em permanente questionamento para melhor refletir sobre o presente e desdobra a sua criatividade numa pulsão construtiva que convoca e problematiza conceitos como o progresso, a degenerescência, a velocidade e o fracasso. Miguel Azguime, compositor, poeta e percussionista português, fundou com Paula Azguime o Miso Ensemble, duo de flauta e percussão, um dos mais importantes agrupamentos portugueses de música contemporânea. Criou ainda a Academia Sond’Ar-te, lugar de formação, e o O’Culto da Ajuda, sala experimental dedicada à música. Annemarie Maes estudou na Academia Sint-Lucas em Bruxelas e especializou-se em cinema documental antropológico no Institute for Sound Image Culture in Brussels. Os seus trabalhos em curso mais importantes concentram-se em temáticas ecológicas, como o Bee Laboratory and Urban Corridors, que instala laboratórios urbanos e cria objectos artísticos construídos a partir da monitorização de colónias de abelhas.

O Presente do Futuro

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile