Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
>
No dia 19 de fevereiro de 2024, o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e a Fundação da Casa de Mateus (FCM) celebraram um protocolo de colaboração técnico-científica com o objetivo de reforçar a cooperação entre o meio académico e o património cultural. Este acordo estabelece uma base sólida para o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas da investigação científica, da formação e da consultoria. Estimula a colaboração entre investigadores do CITCEM e o Arquivo da Casa de Mateus, com especial enfoque no estudo e na descrição arquivística da documentação medieval. Além disso, facilita a realização de estágios curriculares e extracurriculares, promove a organização de seminários, workshops e outras iniciativas públicas, e incentiva a produção de conteúdos editoriais com base na documentação do Arquivo, como livros, catálogos e artigos científicos. Através deste protocolo, pretende-se disseminar o conhecimento e valorizar o acervo histórico da Fundação, que inclui documentos desde 1336.
No dia 16 de maio de 2025, foi celebrado um segundo protocolo entre a Fundação da Casa de Mateus e o CITCEM, com o intuito de aprofundar ainda mais esta colaboração. Este novo acordo visa fomentar a realização de novas pesquisas e estudos sobre o acervo documental e patrimonial da Fundação, promovendo a sua divulgação junto da comunidade científica e do público em geral. Pretende-se também incentivar a criação de conteúdos para futuras publicações como livros, catálogos, artigos científicos e outros formatos editoriais, bem como a reedição de obras relevantes e a colaboração ativa no plano editorial da Fundação. A conservação, preservação e valorização do património histórico e artístico são igualmente prioridades, tal como a participação de investigadores e estudantes em projetos interdisciplinares nas áreas da Museologia, História, História da Arte e Ciência da Informação.
Estes protocolos representam um passo na valorização da memória e da cultura, promovendo uma rede colaborativa entre instituições académicas e culturais, com impacto local, nacional e internacional, com o objetivo de construir pontes entre a investigação universitária e a preservação da memória histórica e cultural.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira*
9h00 às 18h00
Fins-de-Semana / Feriados
9h00 às 18h00
Contactos
+351 259 323 121