Visitar - Como Chegar
Como Chegar
Visitar - Como Chegar

Contactos

Telefone

(+351) 259 323 121

Informações Úteis

Como Chegar

A Casa de Mateus fica a 4km do centro de Vila Real.

A entrada da Casa de Mateus situa-se na Estrada Nacional 322, em face à antiga Rua da Moura, transformada hoje em dia num pequeno parque de recreio.
Através de transporte público de Urbanos Vila Real, linha 1 (Lordelo-UTAD), saída de Mateus, junto à Igreja Paroquial.
Horários Linha 1 (período escolar) | Horário Linha 1 (fora do período escolar)

De carro

A4, Porto-Bragança, saída 22.
A24,Viseu-Chaves, saída 13
Lat:41°29’76.95”N Long: -7°71’34.85”O

De Comboio

Estação de Comboios mais próxima é na Régua (a 28 Km).
Acesso por autocarro desde Porto (1h15),Lisboa (4h45) e principais cidades.

De avião

Vila Real dispõe de um Aerodromo com voos Lisboa Bragança.
O Aeroporto do Porto encontra-se a 1h de distãncia

Pode cancelar a sua inscrição na nossa Newslettrer clicando na opção disponível na parte inferior dos emails. Para mais informações quanto à nossa Política de Utilização de Dados Pessoais visite o nosso Website.

FAQ's

A Fundação é uma instituição pública?

Não. A Fundação da Casa de Mateus é uma instituição privada com missões de serviço público nas áreas patrimonial, cultural, artística, educativa e de divulgação científica.

Como posso estar a par dos eventos que decorrem na Casa de Mateus?

Através da Agenda da Fundação é possível ter acesso ao corrente calendário de eventos que estão programados, bem como solicitar informações e até consultar eventos passados. Se pretender receber a nossa newsletter aquando da divulgação de cada evento poderá aceder à página Newsletter da Fundação da Casa de Mateus e subscrever a mesma.

Também nas redes sociais, Fundação da Casa de Mateus | Vila Real | Facebook existe a possibilidade de ser notificado e consultar novos eventos e iniciativas da Fundação da Casa de Mateus.

É permitida a entrada a animais de estimação?

Os animais de estimação são bem-vindos na Casa de Mateus, em todos os espaços envolventes, exceto no interior do Museu e da Capela.

É permitido fotografar dentro da Casa/Capela?

Sim, as fotografias são permitidas, mas apenas sem flash.

É possível consultar o Arquivo da Casa de Mateus?

Sim, se pretender consultar o acervo arquivístico da Fundação, basta aceder à página Bem-vindo - Arquivo da Casa de Mateus.

É possível estacionar no interior do Parque da Fundação? Existe alguma tarifa?

A Fundação da Casa de Mateus, espaço patrimonial, não dispõe de parque de estacionamento. É possível, excecionalmente, estacionar no interior, mediante o pagamento de uma tarifa no valor de 12€.

Em que dias/datas é que a Casa está fechada?

A Casa está fechada apenas um dia por ano, no dia 25 de dezembro, data em que se festeja o Natal.

Existe a opção de comprar bilhetes online?

Não, de momento a Fundação da Casa de Mateus ainda não possui um sistema de disponibilização/aquisição de bilhetes online.

Existe limite de tempo para circular livremente pelos espaços envolventes da Casa?

Não, poderá permanecer o tempo que desejar, desde que seja respeitado o horário de fecho do portão principal.

Segunda a Sexta: 9h00 às 17h00 | Fins-de-Semana: 9h00 às 17h30

O bilhete possui data de validade para ser utilizado?

Sim. Ao adquirir um bilhete para determinado dia, esse bilhete só é valido para essa data. Pode ainda sair do espaço e durante o mesmo dia, voltar a entrar para circular livremente pelos espaços envolventes da Casa.

O espaço pode ser alugado para eventos/refeições/outros?

A Capela da Casa de Mateus e os seus jardins poderão ser alugados para a realização de casamentos. As condições de utilização estão sujeitas a aprovação, por parte da direção da Fundação da Casa de Mateus, e previa orçamentação. A Fundação da Casa de Mateus não dispõe de qualquer serviço de catering, no entanto poderão ser indicadas empresas que fornecem este tipo de serviços.

A Casa de Mateus dispõe também de vários espaços para a organização de almoços e jantares, mediante as tipologias dos grupos. A Cozinha Antiga, ricamente decorada, é um espaço acolhedor com capacidade até 25 pessoas. A antiga Frasqueira, junto ao pátio principal do Palácio tem capacidade para grupos até 80 pessoas. Todos os serviços são realizados mediante reserva prévia e confirmação de disponibilidade.


Para mais informações: visitas@casademateus.pt ou +351 259 323 121 (chamada para rede fixa nacional).

Consulte os nossos serviços especiais TIpo de Visita - Serviços especiais (casademateus.pt)


O Mateus Rosé é produzido na Casa de Mateus?

Na primeira metade do século XX, o mundo vivia os avanços da Revolução Industrial, e a produção de vinhos na Europa retomava em força, após os problemas causados pela praga filoxera, que havia dizimado boa parte das vinhas, poucos anos antes.

Foi nesse contexto, que em 1942, D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, 6.º Conde de Vila Real, 5º Conde de Melo e 3.ª Conde de Mangualde e o enólogo Fernando van Zeller Guedes, se inspiraram para criar o Mateus Rosé, que viria a ser produzido e comercializado pela Sogrape Vinhos S.A.. Como o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial, ambos se lembraram dos cantis utilizados pelos soldados e decidiram que a garrafa desse vinho seria baseada neste formato. O seu nome foi inspirado na Casa de Mateus, também porque as uvas eram provenientes das suas vinhas.

Logo em 1943, o recém-criado Mateus Rosé, foi exportado para o Rio de Janeiro, pois era bastante adequado para o público brasileiro e não demorou para que o rótulo se espalhasse pelo resto do mundo.

A estratégia utilizada para que as pessoas conhecessem o vinho, foi presentear os principais embaixadores e cônsules com duas garrafas: a primeira, para que experimentassem, e a segunda, para que fosse oferecida a outra pessoa. Quando essas grandes personalidades eram vistas a degustar o vinho, era fácil identificar que se tratava do Mateus Rosé, pois seu o formato era belo e exclusivo.

O que é o Cartão de Amigo(a) da Casa de Mateus?

O Cartão de Amigo(a) da Casa de Mateus destina-se a pessoas de todas as proveniências com o desejo de criar uma relação regular com a Casa de Mateus, o seu património e a sua programação cultural. Por um investimento anual mínimo, é possível obter descontos e ter acesso privilegiado à Casa, aos jardins, aos eventos culturais e a um conjunto de iniciativas exclusivas.

Onde me devo dirigir para começar a visita? Existe um ponto de encontro?

O ponto de encontro para reunir o grupo antes de começar a visita, é no pátio principal da Casa.

Quais os espaços acessíveis a todos?

Os espaços acessíveis a todos, para além do parque da Fundação da Casa de Mateus, são: o Bar, a Loja de vinhos e a antiga Frasqueira onde pontualmente decorrem exposições.

Quais são as datas dos Domingos Abertos?

No primeiro domingo de cada mês, entre novembro de 2023 e março de 2024, é permitido o acesso livre aos jardins e espaços envolventes da Casa de Mateus, apenas destinado aos habitantes do concelho de Vila Real.

As datas são:

  • 5 NOVEMBRO

  • 3 DEZEMBRO (Aniversário da Fundação da Casa de Mateus)

  • 7 JANEIRO

  • 4 FEVEREIRO

  • 3 MARÇO

Quais são os meios de pagamento disponíveis?

Os meios de pagamento disponíveis são: multibanco (débito/crédito), dinheiro, cheques ou transferência bancária.


São servidas refeições na Casa de Mateus?

A Casa de Mateus não funciona com cozinha aberta ao público. No entanto, dispõe de vários espaços para a organização de almoços e jantares, mediante as tipologias dos grupos e após reserva prévia e confirmação de disponibilidade

A Cozinha Antiga, ricamente decorada, é um espaço acolhedor com capacidade até 25 pessoas. A antiga Frasqueira, junto ao pátio principal do Palácio tem capacidade para grupos até 80 pessoas.

Para mais informações: visitas@casademateus.pt ou +351 259 323 121 (chamada para rede fixa nacional).

Visitar - Como Chegar

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile