Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
ANTÓNIO CERVEIRA PINTO
Artista e escritor desde 1978.
Está representado em vários museus, nomeadamente: Museu Vostell Malpartida, Museu de Serralves, Museu Berardo e Museu C. Gulbenkian.
Participou em mais de 40 exposições, desde 1978.
Publicou, desde 1973, mais de 3000 textos sobre política, cultura e arte.
Participou em dezenas de colóquios e conferências, desde 1973.
Participou em mais de 60 emissões televisivas (nomeadamente, RTP e SIC)
Foi diretor artístico das quatro edições do festival de arte e tecnologia The New Art Fest (2016-2020/21). Fundou a empresa Aula do Risco em 1994.
Colaborou extensamente com as galerias de arte Luís Serpa e Quadrum.
Colaborou com Antonio Franco Domínguez, diretor do MEIAC, na criação da primeira coleção pública de arte e tecnologia da Península Ibérica.
Iniciou em 2012/2013 o projeto Democracy Maps. Dirigiu, com o arquiteto Carlos Sant’Ana, um estudo sobre a extensão de Lisboa para a Margem Esquerda do Tejo — ‘O Grande Estuário’ (2005).
Idealizou e coordenou dois dos principais conteúdos do Pavilhão do Território na Expo ’98: 1) “Portugal Digital”, um modelo de navegação entre apontadores URL indexados ao mapa do país (que antecedeu em sete anos o Google Maps); 2) “S3A, uma história interactiva de golfinhos”, projeto de ‘realidade mista’ integrando um golfinho em tamanho natural, feito de cerâmica, com sensores de instintos básicos, através dos quais as pessoas (crianças) podiam interagir com o ambiente virtual.
Pioneiro (1994-96) no desenvolvimento e implementação dos primeiros domínios web em museus e centros de arte em Portugal (CCB) e Espanha (MEIAC).
Desenvolveu com vários artistas e arquitetos o modelo especulativo para uma cidade de arte e tecnologia em Montemor-o-Novo (1995), da qual faria parte um Museu Virtual (cujo protótipo deu lugar ao primeiro CD-ROM multimédia, interativo e generativo, concebido e produzido em Portugal).
No âmbito da Europália, participou com Graça Pereira Coutinho na exposição “In kader van Europalia ‘91, Portugese kunst in Turnhout de Warande”, De Warande, Turnhout, Bélgica (1991).
Desenhou o programa e estudo prévio (com o arquiteto Jose Ramón López-Calvo) para o Museo de Arte y Nuevas Tecnologias, na Corunha (1987).
Participou com obra própria na exposição inaugural de Centro de Arte Museo Reina Sofia, “Procesos: cultura y nuevas tecnologías” (1986). Participou como co-autor, curador e artista na exposição e evento da década de 1980: “Depois do Modernismo” (1983).
Participou na representação portuguesa da XII Bienal de Paris (1982).
Blogs ativos da sua autoria:
— Chrôma kai Symmetria < http://chroma-kai-symmetria.blogspot.pt/ >
— O António Maria < http://o-antonio-maria.blogspot.pt/ >
— Partido Democrata < https://pd-pt.blogspot.com/ >
— Laboratório de Democracia Eletrónica < https://lab-de.blogspot.com/ >
— art as no ideia < http://artasnoidea.tumblr.com/ >
— Second City < https://segundacidade.wordpress.com/>
— C-blog < https://thecuratorsblog.com/ >
H
SABER MAIS
H
SABER MAIS
H
SABER MAIS
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121