[Nota Biográfica] Fernando Araújo

Voltar

Fernando Araújo

Barítono e pianista, nasceu em São Paulo, Brasil. Licenciou-se em piano e voz na Universidade de Indiana, Bloomington, EUA, e na Universidade Mozarteum de Salzburgo.

Na Universidade de Indiana, foi treinador vocal da turma da lendária soprano e pedagoga Virginia Zeani. Participou na cerimónia de entrega do título de Kammersängerin a Grace Bumbry na Chancelaria Federal de Viena, acompanhou Diana Damrau na apresentação do seu CD Mahler no Festival de Salzburgo e o seu antigo professor, o tenor Carlos Montanè, em recitais.

Acompanhou a soprano Barbara Bonney nos seus recitais no Centro Cultural de Banguecoque, no Festival de Verbier, no Herbst Theatre em São Francisco (onde substituiu o Maestro André Previn a curto prazo) e na Ópera de Darmstadt por ocasião do seu aniversário de carreira. No Auditório Nacional de Música em Madrid, acompanhou Isabel Rey e Ruggero Raimondi num concerto de beneficência, onde também teve a honra de cantar um dueto com Raimondi.

Participou também em masterclasses de Maurizio Arena, Martina Arroyo, Enza Ferrari, KS Christa Ludwig, Teresa Kubiac, Claudia Pinza, Bruno Pola, Bruno Rigacci, KS Anna Tomowa-Sintow, Margaret Singer, KS Patricia Wise e Rolando Villazón, entre outros. Foi também preparador vocal do Projecto Jovens Cantores do Festival de Salzburgo, sob a direção de Barbara Bonney, Marjana Lipovsek e Michael Schade, do Conselho Ezio Pinza para Cantores Americanos de Ópera (EPCASO) em Oderzo, Itália, do "Lyric Opera Studio Weimar" (Director Artístico Damon Nestor Ploumis) e acompanhador vocal dos Zukunftstimmen de Elina Garanča. Foi também treinador vocal da estreia mongol de Don Giovanni de Mozart na Ópera Estatal de Ulan Bator.


Como cantor, participou em master classes com Herbert Brauer, Gemma Bertagnolli, Joan Dornemann, Horiana Branisteanu, Irina Gavrilovici, Alfio Grasso, Medea Iassonidi, Bonaldo Giaiotti, KS Olivera Miljakovic, Rio Novello, KS Marlis Petersen, Bruno Rigacci, Roberto Sèrvile, Neyde Thomas, Dame Kiri Te Kanawa, Giorgio Tozzi e Virginia Zeani, entre outros. Participou nos programas para jovens artistas do Pacific Music Festival no Japão e do Festival de Verbier. Entre os destaques da sua actividade contam-se colaborações como solista com maestros como Fabio Luisi, Dennis Russell Davies, Hans Graf, Nayer Nagui, entre outros. Interpretou os papéis de Escamillo na Ópera Nacional da Lituânia, Papageno na Filarmónica de Munique, Rigoletto no Festival Winds of Baikal na Rússia, Dante na estreia mundial de Inferno & Paradiso de Christopher Preissing e Robert Kyr no DeBartolo Center for the Performing Arts em Notre Dame, Indiana, Papageno com a Opera Classica Europa, Amonasro, Germont e Belcore no Festival de Ópera Schloss Amerang, Gianni Schicchi e Marcello no Perm Opera & Ballet Theatre.


Como convidado, participou em muitas produções do departamento de ópera da Universidade Mozarteum. Com o Instituto de Ópera Mozart, cantou o papel principal em Le Nozze di Figaro. Cantou também o solo de barítono em Carmina Burana de Carl Orff no Großes Festspielhaus e na Felsenreitschule.


Também activo na oratória, canta regularmente nas igrejas históricas de Salzburgo sob a direcção de János Czifra, Bernhard Gfrerer e Hans-Josef Knaust. Como treinador vocal no departamento de ópera da Universidade Mozarteum, acompanhou e supervisionou muitas produções e exames finais bem sucedidos. Entre os seus formandos contam-se vencedores de prémios de concursos internacionais de canto nos principais teatros e festivais. É solista da Sociedade de Concertos de Salzburgo, do Festival Oper im Berg, da Orquestra Filarmónica de Salzburgo e co-fundador do Comité Internacional de Cultura Amadeus. Ganhou o Prémio do Público e o Prémio Verdi no Concurso de Canto Grandi Voci, sob o patrocínio de KS Grace Bumbry.


Em 2022, por ocasião do 200º aniversário da independência do Brasil, foi encarregado de criar a soirée "Leopoldina, por amor ao Brasil" como uma cooperação entre a Embaixada do Brasil em Viena e a Universidade Mozarteum com a participação especial de Ulrike Arp, Michèle Crider, Mario Diaz, Don Juan Archiv, Peter Kellner, Herbert Lindsberger, Cecilio Perera, entre outros.


Em 2023 foi acompanhador vocal no Concurso Internacional Mozart (secção vocal).

2023
21
Sex
Jul
21:30

H

(Evento) As Damas Trocadas ou o Diabo a Quatro | Opera
AS DAMAS TROCADAS | Ópera de Marcos Portugal
O marco mais afirmativo do programa da XXXI edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus e da sua partilha com a cidade será seguramente, no dia 21, a estreia da...
Teatro de Vila Real

SABER MAIS

[Nota Biográfica] Fernando Araújo

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana

9h00 às 18h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile