[Nota Biográfica] José Tolentino Mendonça

Voltar

José Tolentino Mendonça

Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu a 15 de Dezembro de 1965, em Machico, na Ilha da Madeira.
Doutorado em Teologia Bíblica, em Roma, volta para Lisboa e, nesta cidade, torna-se capelão e docente da cadeira de Teologia Bíblica na Universidade Católica, onde é também actualmente vice-reitor.
Padre desde os 24 anos de idade, José Tolentino Mendonça afirma que a sua vocação religiosa “foi uma coisa da juventude, inconsequente, imprudente, inesperada, que eu procuro manter. Ser padre é (…) aceitar a pobreza como condição. E a pobreza é uma coisa chata de viver. É achar que isso pode ser uma forma de dizer alguma coisa ao seu tempo. “.



Ocupando já um lugar de destaque na poesia portuguesa contemporânea, o autor, para quem “A poesia é a arte de resistir ao seu tempo”, integrou uma delegação que representou Portugal, então país homenageado, em 1999, na 9.ª Bienal Internacional do livro do Rio de Janeiro, ao lado de uma plêiade conceituada de escritores e poetas portugueses. Este prestígio foi legitimado através da escolha do seu nome para fazer parte de uma antologia de poetas portugueses, da responsabilidade da Lacerda Editores. Organizada por Alberto da Costa e Silva e Alexei Rueno, esta obra intitulada “Panorama da Moderna Poesia Portuguesa”, reúne 72 poetas modernos consagrados, nomeadamente Jorge Sena, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.
Em 2000, fez a apresentação da reedição do livro O Pobre Tolo de Teixeira de Pascoaes, escritor falecido em 1952 e de quem Tolentino Mendonça dizia ser “uma figura de fronteira na paisagem mental do século português “.



Editou o seu primeiro livro de poesia Os Dias Contados em 1990 e, desde então, tem diversificado a sua obra como poeta, ensaísta e tradutor. Na sua última obra O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas num registo de pergunta e resposta, e, muitas vezes, como é marca do autor, cruzando impressões deixadas por livros, filmes ou momentos, Tolentino Mendonça oferece ao leitor uma obra de uma delicadeza superior, um amigo a que se recorre, e que simultaneamente convoca para a reflexão e para o contacto próximo com a fé e com Deus no quotidiano.



Foi, em 2018, escolhido para orientar retiro de Quaresma de Sua Santidade o Papa Francisco, com as suas reflexões subordinadas ao tema “O Elogio da Sede”.

2023
2
Sex
Jun
18:00

H

(Evento) Prémio D. Diniz | Cerimónia de Entrega dos Prémios 2022 e 2023
PRÉMIO D. DINIZ | Cerimónia de Entrega dos Prémios 2022 e 2023
A cerimónia de entrega, na qual se digna estar presente SE o Ministro da Cultura de Portugal, contará com a presença dos autores premiados. O Prémio D. Diniz, atribuído pela Fundaç...
Casa de Mateus

SABER MAIS

[Nota Biográfica] José Tolentino Mendonça

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana

9h00 às 18h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile