[Nota Biográfica] Luanda Siqueira

Voltar

Luanda Siqueira

Após ter estudado canto lírico na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, com Carol McDavit, aperfeiçoou o seu canto barroco no CRR de Paris. Premiada no Concurso Internacional do Château de Chimay, presidido por William Christie, em 2002, Luanda Siqueira concluiu a sua formação no Atelier Lyrique da Opéra National du Rhin, onde teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros e directores, como Rinaldo Alessandrini, David McViccar e Emmanuelle Haïm.


Como solista, actuou em vários palcos: na Opéra de Lyon, em Porgy and Bess (The Strawberry woman) de Gershwin sob a direcção de William Eddins e encenação da companhia Montalvo-Hervieu; na Opéra-Comique em co-produção com a Fundação Royaumont e a Opéra de Rouen, Cadmus e Hermione (Aglante/Junon) de Lully com o ensemble Le Poème Harmonique sob a direcção de Vincent Dumestre e encenação de Benjamin Lazar; no Théâtre des Champs Elysées, em Dido e AEneas (Segunda Mulher) de Purcell com a Ópera Fuoco dirigida por David Stern e no Teatro de Magdeburgo em Orfeu (Orasia) de Telemann novamente com a Ópera Fuoco dirigida por David Stern e encenada por Jakob Peters-Messer.


Participou no Festival Sinfonia de Perigord com o Ensemble Il Ballo, dirigido por Leonardo Loredo de Sa, com La Rappresentatione di Anima et di Corpo (Anima) de Cavalieri. No Queen Elisabeth Hall, em Londres, com a Orquestra Barroca de Veneza, dirigida por Andrea Marcon, interpretou Argene na Olimpiade, ópera pasticcio. Luanda criou também na Opéra-Comique o papel da Princesa Wakasa em Les Contes de la Lune vague après la pluie de Xavier Dayer com direcção de Jean Philippe Wurtz e encenação de Vincent Huguet. Em seguida, interpretou todos os papéis femininos em Molière à l'Opéra, com o ensemble Les Paladins, dirigido por Jérôme Correas, apresentado e gravado na Opéra de Reims e representado em vários teatros, como o Théâtre de Fontainebleau e a Opéra de Massy.


Como actriz, actuou na peça de Shakespeare Comme il vous plaira (Phébé) dirigida por Christophe Rauck, apresentado no Théâtre du Nord, em Lille, no Théâtre de Malakoff, na Maison de la Culture em Amiens, entre outros. Na última temporada, Luanda participou na criação de L'Héptaméron, récits de la chambre obscure com Les Cris de Paris, sob a direcção de Geoffroy Jourdain e encenação de Benjamin Lazar no La Maison de la Culture em Amiens, tendo depois feito uma digressão pelo Théâtre des Bouffes du Nord, Le Trident, Opéra de Reims, Théâtre de Caen, Théâtre de Liège e MK2 em Grenoble. Interpretou ainda o papel de Zoé em "Le Code Noir" de Clapisson, dirigido por Jérôme Correas com os Paladinos e encenado por Jean-Pierre Baro, entre outros locais, no Théâtre de Corbeil, Théâtre de Cornouaille e na Opéra de Massy.

2023
21
Sex
Jul
21:30

H

(Evento) As Damas Trocadas ou o Diabo a Quatro | Opera
AS DAMAS TROCADAS | Ópera de Marcos Portugal
O marco mais afirmativo do programa da XXXI edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus e da sua partilha com a cidade será seguramente, no dia 21, a estreia da...
Teatro de Vila Real

SABER MAIS

[Nota Biográfica] Luanda Siqueira

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana

9h00 às 18h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile