Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
Philippe Leroux nasceu em Boulogne sur Seine (França) em 1959. Em 1978, ingressou no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris nas classes de Ivo Malec, Claude Ballif, Pierre Schäeffer e Guy Reibel, onde obteve três primeiros prémios. Durante este período, estudou também com Olivier Messiaen, Franco Donatoni, Betsy Jolas, Jean-Claude Eloy e Iannis Xénakis. Em 1993, foi nomeado residente na Villa Médicis (Prix de Rome), onde permaneceu até outubro de 1995.
A música de Philippe Leroux, sempre viva e muitas vezes cheia de surpresas, é marcada por uma utilização original de gestos sonoros marcantes que se organizam numa rica rede relacional. Escreveu mais de oitenta obras sinfónicas, vocais, electrónicas, de música de câmara e acusmáticas. Estas obras foram encomendadas pelo Ministério da Cultura francês, pela Orquestra Filarmónica de Radio-France, pelo Südwestfunk de Baden Baden, pela Orquestra Nacional de Lorraine, pela Orquestra Filarmónica de Nice, pelo IRCAM, pelo Canada Council for the Arts, pelo Ensemble Intercontemporain, pelo Ensemble Moderne de Montréal, pelo Les Percussions de Strasbourg, INA-GRM, Ensemble Avanta, Ensemble Court-Circuit, Ensemble 2e2m, Nouvel Ensemble Moderne de Montréal, Ensemble Ictus, Solistes XXI, Festival Musica, Ensemble BIT 20, Fondation Koussevitsky, Ensemble San Francisco Contemporary Music Players, Ensemble Athelas, CIRM, INTEGRA, Festival Berlioz, bem como por outras instituições francesas e estrangeiras.
As suas obras foram apresentadas e difundidas em muitos países: Festival de Donaueschingen, Festival Présences de Radio-France, Festival Agora, Bienal de Veneza, Festival de Bath, Festival Musica, Dias ISCM em Estocolmo, Festival MNM em Montreal, Festival Musiques en Scènes em Lyon, Festival Manca, Festival Bergen, Festival Ultima Oslo, Tage für Neue Musik Zürich, Orquestra Sinfónica da BBC, Orquestra Tonhalle de Zurique, Orquestra Sinfónica Escocesa da BBC, Orquestra Filarmonia, Filarmónica Checa, Orquestra Filarmónica de Lorraine, Orquestra Sinfónica do Quebeque, Klangforum Wien. ..
Recebeu numerosos prémios, entre os quais o prémio Hervé Dugardin, o prémio para "a melhor criação musical contemporânea de 1996" pela sua obra "(d')ALLER", o prémio de compositores SACEM, os prémios André Caplet e Nadia e Lili Boulanger, o prémio de composição 2015 da Fundação Simone e Cino del Duca da Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France, o prémio Paul e Mica Salabert pela sua obra Apocalypsis e o prémio Arthur Honegger da Fondation de France pelo seu conjunto da obra. Em 2015, foi nomeado membro da Royal Society of Canada, a Académie des Beaux-Arts do Institut de France atribuiu-lhe o Prix de Composition Musicale de la Fondation Simone et Cino Del Duca, e o seu álbum Quid sit Musicus foi galardoado com o Grand Prix du Disque 2015 pela Académie Charles Cros.
Publicou vários artigos sobre música contemporânea e deu palestras e cursos de composição em locais como a Universidade da Califórnia em Berkeley, Harvard, o Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, a Academia Grieg em Bergen, a Universidade de Columbia em Nova Iorque, o Conservatório Real de Copenhaga, a Universidade Católica de Santiago do Chile, a Fundação Royaumont, o IRCAM, o Conservatório Americano de Fontainebleau, os Conservatórios Nacionais Superiores de Música de Paris e de Lyon, o Domaine Forget no Quebeque, o Georgia Institute of Technology em Atlanta. ..
De 2001 a 2006 ensinou composição no IRCAM no âmbito do programa de música computorizada, e em 2005/2006 na Universidade McGill em Montreal (Canadá) no âmbito da Fundação Langlois. De 2007 a 2009 esteve em residência no Arsenal de Metz e na Orchestre National de Lorraine, e de 2009 a 2011 foi professor convidado na Université de Montréal (UdeM). Desde setembro de 2011, é Professor Associado de Composição na Escola de Música Schulich da Universidade McGill, onde também dirige o Estúdio de Composição Digital. Atualmente, está em residência no conjunto MEITAR em Tel Aviv.
A sua discografia inclui cerca de trinta CDs, incluindo cinco monografias.
H
SABER MAIS
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121