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A Casa de Mateus narra sobre a memória da Música na Casa através das principais ações da Fundação, desde o final da década de 1970, pese embora a música tenha sido a trilha sonora ao longo das gerações da família da Casa de Mateus, em especial no século XVIII com a criação da Ópera de São Paulo (Brasil) por D. Luís António de Sousa Botelho Mourão (1722-1798), 4º Morgado de Mateus, na ocasião em que foi Governador da Capitania de São Paulo entre os anos de 1765 e 1775.
Foi e é possível ver e ouvir a presença da Música na Casa através dos instrumentos existentes na Casa, como Cravos e Órgão de Tubos. Foi e é possível sentir a Música quando estes instrumentos são tacteados pelos músicos de diversas partes do mundo que passaram e passam pela Casa, seja com os famosos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, com os Concertos da Orquestra Barroca de Mateus, com os Acolhimentos, Residências Artistas ou Jornadas Musicológicas que têm preenchido a Casa com uma sonoridade peculiar. Saiba mais sobre a Música na Casa de Mateus.
Em 2021 realizaram-se os Concertos “Uma Playlist dos Tempos de Magalhães”, “Maestri Virtuosi”, “Discepoli Virtuosi”, “Grand finale”; realizaram-se os Concertos “O Nosso Planeta | Banda de Música de Mateus”; “Gala dos Prémios Nacional e Luso-Galaico Elisa de Sousa Pedroso”; “Ensemble Joseph Hel | Lacrimae/Dans une larme; un reflet”; “Viagem na Polifonia entre Portugal e Brasil no séc. XVIII: origens e influências”, que assinalou os 50 anos da instituição da Fundação da Casa de Mateus e os 25 anos do Americantiga Ensemble; a gravação das Sonatas Opus 110 e Opus 111 de Beethoven e um CD para crianças com a pianista Maria João Pires para.
Em 2019, realizaram-se os Concertos, no âmbito dos Encontros Inernacionais de Música, “De Pergolesi a Almeida Mota: Portugal e Galiza – Música e Cultura no Séc. XVIII”, “De Pergolesi a Almeida Mota: Portugal e Galiza – Música e Cultura no Séc. XVIII”, “Der Fluyten Lust-Hof – harmonia crepuscular”, “Ensemble Hotteterre: L’amant le plus fidelle”, “Concerto de Alunos”, “Concerto de Professores”, “Concerto de Encerramento”. A Orquestra Barroca de Mateus criou e apresentou os Concertos “Stabat Mater – Salve Regina” no Festival Música a Norte, na Madeira e, também, no Festival de Música Antiga de Lisboa / Lisbon Early Music Festival – 2019; o Concerto “Paralelismos: Paris – Lisboa – São Paulo: Da corte de Luís XIV à Ópera de São Paulo no tempo de Morgado de Mateus” no Convento dos Remédios, em Évora; o Concerto “O Natal entre Faro, São Paulo e Nápoles no séc. XVIII” na Catedral de Faro, iniciativa entre a Fundação da Casa de Mateus e o Consulado Geral do Brasil em Faro.
Em 2018, a programação musical destaca o retorno dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus na sua 28ª edição e a estreia da Orquestra Barroca de Mateus com o espetáculo “Setaro, o Construtor de Utopias”
Em 2016, no dia 16 de Setembro, no Barrão da Casa de Mateus, foi publicamente apresentado o programa “Caminhos de Mateus” desenvolvido pela Fundação da Casa de Mateus com o apoio financeiro da associação Douro Generation no âmbito do programa Douro Vintage Fest – Aldeias com Vida. Trata-se de um programa de actividades musicais que inclui conferências e concertos de música antiga e barroca de compositores de Portugal e de países da América Latina a desenvolver em 2016 e em 2017. Os concertos de 2016, realizaram-se nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de Outubro.
No dia 23 de Setembro de 2016, em colaboração com o Conservatório Regional de Música de Vila Real, a Fundação da Casa de Mateus acolheu o concerto de flauta e cravo “Tributo a Bach” por Filipa Oliveira e João Paulo Janeiro. O concerto integrou o programa “Memórias e Caminhos de Mateus” e realizou-se às 21h30 na Capela da Casa de Mateus. Recebemos 47 inscrições e estiveram presentes 80 pessoas.
Em 2014, na área musical tivemos ainda um concerto de música barroca pelo grupo Concilium Musicum Wien, dirigido por Christoph Angerer.
Em 2013 foi apresentado um concerto com o Côro S. Carlos e a Orquestra Nacional da GNR, com comentários de Jorge Rodrigues, em que serão interpretadas obras relativas às vindimas, que terá lugar em Setembro.
No ano 1999 foi apresentada, pelo coro Henri Duparc e a Orquestra Musica Antiqua, a primeira audição mundial moderna da Missa de Domingo de Ramos Lobo de Mesquita sendo gravada para a edição de um CD. Também foi gravada a obra “Dominó IV” do compositor Philippe Boivin interpretada pelo quatuor Parisii.
Em 1996 um acontecimento merece particular destaque: a 17 de Agosto a homenagem a Dame Moura Lympany por ocasião dos seus 80 anos, que foi agraciada com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Senhor Presidente da República e em que Sir Edward Heath se deslocou a Mateus para dirigir a orquestra.
Em 1993 é de referir a criação da Orquestra do Norte de que a Fundação é membro-fundador.
Em 1992 a Orquestra Barroca da União Europeia dirigida por Ton Koopman fez um estágio de 10 dias em Mateus para preparar a sua digressão europeia desse ano.
Na Páscoa de 1990, é de assinalar o concerto por Gustav Leonhardt inaugurando o órgão da Capela restaurado com o apoio da Solubema – Sociedade Luso-belga de Mármores. S.A, bem como o estágio, em Mateus, da orquestra dos “Solistas de Câmara Austríacos” que realizaram concertos em Mateus, Lisboa e Porto, com o apoio da Inforgal.
Em 1985, o Coro Gulbenkian participa em Mateus na Comemoração do 40º aniversário das Nações Unidas, no dia 24 de Junho.
1985 é também o ano em que é lançado o Festival de Música Barroca de Vila Real com o apoio da Fundação.
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