3. Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Voltar

Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Criados em 1979, os Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus assinalaram, sob o impulso de Gustav e Marie Leonhardt, uma transformação radical do panorama da Música Antiga em Portugal. Interrompidos em 2005, regressam em 2018, com direção artística de Ricardo Bernardes e direção pedagógica de António Carrilho.

Anualmente, numa paisagem particularmente propícia, marcada por um dos mais importantes monumentos barrocos em Portugal, juntam-se mais de três dezenas de músicos em torno das ideias de transmissão e estudo intensivo de instrumento, voz e diferentes agrupamentos de câmara nos domínios da música antiga e barroca. Os fins de tarde dos Encontros são preenchidos com uma agenda de concertos que ocupam os espaços da Casa e transbordam em relação com a cidade. Pelo meio, as conferências emprestam um sentido de reflexão e debate que aprofunda o conhecimento das matérias musicais e estende novos caminhos de exploração de ideias e repertórios.

2024
2023
2018
2020

Entre os dias 14 e 22 de agosto de 2020 realizou-se a 30ª edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus que contou com a presença de 17 alunos, 4 dos quais on-line. O curso de Flauta teve oito inscritos, sendo quatro alunos em plataforma online, provenientes de Japão (2), Austrália (1), Brasil (1) e quatro alunos presenciais, provenientes de França (1), Espanha (1) e Portugal (2).O curso de Canto Barroco teve seis inscritos, todos presenciais, provenientes de Portugal (5) e Espanha (1). Durante os Encontros de Música realizou-se a Jornada Musicológica e os Concertos “Uma Playlist dos Tempos de Magalhães”, “Maestri Virtuosi”, “Discepoli Virtuosi”, “Grand finale”.

2019

A 29ª edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus decorreu entre os dias 13 e 24 de Agosto com a realização dos Cursos Internacionais de Música, duas Conferências, um Concurso, dois lançamentos de livros e sete Concertos. Os Cursos contaram com a participação de 37 (trinta e sete) alunos, sendo: 10 (dez) de Flauta de Bisel; 6 (seis) de Cravo; 12 (doze) de Canto Barroco; 3 (três) de Violino; 2 (dois) de Oboé; 2 (dois) de Música de Câmara. O programa de Conferências materializou-se na Jornada Musicológica que também deu lugar ao lançamento dos dois livros e com a presença de 39 participantes. Os Concertos realizados foram “De Pergolesi a Almeida Mota: Portugal e Galiza – Música e Cultura no Séc. XVIII”, “De Pergolesi a Almeida Mota: Portugal e Galiza – Música e Cultura no Séc. XVIII”, “Der Fluyten Lust-Hof – harmonia crepuscular”, “Ensemble Hotteterre: L’amant le plus fidelle”, “Concerto de Alunos”, “Concerto de Professores”, “Concerto de Encerramento”.

2018

Após uma interrupção de treze anos decorreu, entre os dias 12 e 18 de agosto, a vigésima oitava edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, com a Direção Artística de Ricardo Bernardes e Pedagógica de António Carrilho.

A Conferência de Abertura, aberta ao público em geral, ficou a cargo de Rui Vieira Nery.

Os Cursos abrangeram cinco instrumentos, aulas de ensemble vocal e de música de câmara, com os Professores: María Cristina Kiehr, canto; António Carrilho, flauta de bisel; Enrico Gatti, violino e viola de arco; Jacques Ogg, cravo; Raquel Cravino, violino moderno; Ricardo Bernardes, Ensemble Vocal. O conjunto dos professores também orientou aulas de Música de Câmara. Os Cursos contaram com os acompanhadores Michio O’Hara (cravo), Helena Marinho (pianoforte) e Duncan Fox (violones de 8 e 16 pés). A Preparação Técnica do Ensemble Vocal ficou a cargo de Márcio Soares Holanda, que também participou como solista no Ensemble Vocal e na Música de Câmara. Houve 27 inscritos de diferentes nacionalidades, Portugal (19 participantes); Japão (1 participante); Estados Unidos da América (2 participantes); Bulgária (1 participante); Austrália (4 participantes).

Foram realizados, no âmbito dos Encontros, uma Conferência, cinco Concertos programados e dois concertos extra-programa, cinco Master Classes, ao longo de sete dias.

A conferência contou com 99 espectadores, o cinco Concertos tiveram uma média de 109.

Entre os dias 1 e 8 de Setembro, decorreu o Curso de Guitarra Clássica de Dagoberto Linhares.  Dagoberto Linhares, que é desde 1981, uma presença assídua na Casa de Mateus, organizou mais um workshop de guitarra com os alunos finalistas de várias nacionalidades que frequentam a Haute École de Musique de Lausanne. São estudantes que se encontram a concluir a licenciatura ou mestrado em música, interpretação e ensino, muitos deles já premiados em concursos internacionais.

 

2017

A segunda etapa do ciclo de concertos “Caminhos de Mateus – Aldeias com Vida” ocorreu em Junho de 2017 com mais programas dedicados aos caminhos percorridos pela música no século XVIII: sendo dois dedicados aos repertórios do tempo do 4º Morgado de Mateus, D. Luis António de Sousa Botelho Mourão (1722 – 1798), governador da capitania de São Paulo no Brasil entre 1765 e 1774, assim como uma homenagem ao grande trabalho realizado por seu filho e 5º Morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos (1758 – 1825), responsável pela edição monumental em 1817 de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Para informação mais detalhada, clique aqui.


No mês de Setembro, o Professor João Paulo Janeiro realizou, na Capela e Barrão da Casa de Mateus, o início do trabalho de gravação de música para editar um CD inteiramente dedicado a Johann Ernst Galliard, compositor alemão activo em Inglaterra na primeira metade do século dezoito. O repertório será a integral das 6 sonatas para flauta de bisel e baixo contínuo e as 6 sonatas para fagote e baixo continuo que complementam as primeiras sob o ponto de vista estilístico-conceptual. A gravação será feita pela United Studios Multimedia Collective para a MAACedita e a distribuição espera-se que venha a ser feita pela Harmonia Mundi. Apesar de extraordinário, este repertório não tem qualquer registo em CD com instrumentos originais. Algumas das sonatas foram mesmo apresentadas em primeira audição moderna pelos músicos deste projecto, que são: Filipa Oliveira, flauta de bisel, Hugues Kesteman, fagote, Remi Kesteman, violoncelo barroco, João Janeiro, cravo.


No ano de 2017, Dagoberto Linhares e os alunos finalistas do conservatório de Lausanne, realizaram o concerto final no dia 28 de Outubro, com o seguinte reportório: Nelson Javet e Tiago Almeida – A. Piazzolla Los paraguas de Buenos Aires Lo que vendra; Lorenzo Reggiani – D. Aguado Introduction et rondo A. Lauro Seis por derecho; Dagoberto Linhares, Johan Smith e Lorenzo Reggiani – Anon El cant dels ocels Piazzolla Ave Maria; e Johan Smith – P. Bellinati cadenza – contatos J.k. Mertz Concertino A. Piazzolla Loving Fear.

2016

Pelo segundo ano consecutivo, entre o dia 22 e 30 de Julho, a Fundação da Casa de Mateus acolheu, em Mateus, a Academia Internacional de Música dirigida pelo Maestro Vladimir Viardo e com a produção executiva de Maria João Rodrigues e o apoio da Juventude Musical Portuguesa. Para que todos os alunos pudessem apresentar o seu trabalho organizaram-se dois concertos um no dia 29 e outro no dia 30 de Julho. Os professores que leccionaram Masterclasses foram: Vladimir Viardo, Arie Vardi e Dmitri Bashkirov.


Dagoberto Linhares regressou novamente a Mateus com os seus alunos finalistas do conservatório de Lausanne. Realizou o concerto final, no dia 22 de Outubro, com os participantes neste curso e com o seguinte reportório: Astor Piazzolla, Leonard Bernstein, Leo Brouwer, Gioachino Rossini, Mário Castelnuovo-Tedesco e Heitor Villa Lobos. Os intérpretes foram os seguintes: Lorenzo Regianni (guitarra), Samuel Hirsch (violino), Mykhailo Kovalchuk (alto), Tiago Almeida (guitarra), Simon Plaetse (guitarra), Johan Smith (guitarra), Nelson Javet (guitarra) e o próprio Dagoberto Linhares.


No dia 16 de Setembro, no Barrão da Casa de Mateus, foi publicamente apresentado o programa “Caminhos de Mateus”. Trata-se de um programa de actividades musicais que inclui conferências e concertos de música antiga e barroca de compositores de Portugal e de países da América Latina a desenvolver em 2016 e em 2017. Os concertos de 2016, realizaram-se nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de Outubro, em Mateus, Provesende, Trevões e Salzedas. Para informação mais detalhada, clique aqui.


No dia 23 de Setembro de 2016, em colaboração com o Conservatório Regional de Música de Vila Real, a Fundação da Casa de Mateus acolheu o concerto de flauta e cravo “Tributo a Bach” por Filipa Oliveira e João Paulo Janeiro. O concerto integrou o programa “Memórias e Caminhos de Mateus” e realizou-se às 21h30 na Capela da Casa de Mateus.

2015

A Fundação acolheu, durante uma semana, em Julho, a “International Music Academy”, de que é produtora executiva Maria João Rodrigues, director artístico o pianista russo Vladimir Viardo e director dos cursos Emanuel Frazão. Este ano, dedicado ao piano, foram professores Vladimir Viardo e Anna Malikova.

O guitarrista Dagoberto Linhares regressou a Mateus para mais uma semana de formação intensiva com estudantes finalistas do conservatório de Lausanne.

No âmbito de cada uma destas actividades promoveu-se um concerto público em Mateus.

2014

Recebemos, de novo, o curso de guitarra clássica dirigido pelo Professor Dagoberto Linhares e também o projecto de um festival internacional itinerante de música, que em 2013 teve lugar na Croácia, sob a direcção artística do Maestro Vladimir Viardo. Este projecto consta de um curso com três disciplinas -piano, violino e violoncelo – e vários professores, e de concertos pelos professores e alunos.

2013

Durante o ano de 2013 colaborámos com a comissão de organização do Ano do Brasil em Portugal, tendo realizado 3 recitais de piano e um concerto com a Orquestra Sinfónica Jovem Mariuccia Iacovino e promovemos, mais uma vez, o curso de guitarra clássica do Professor Dagoberto Linhares e o concerto final do mesmo.

2012

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, com concerto final.

2011

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, com concerto final.

Concerto de António Zambujo com o seu novo grupo.

2010

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, tendo havido dois concertos públicos patrocinados pelo Banco Português de Investimento.

Também o Banco Português de Investimento patrocinou um concerto, também de Guitarra Clássica, por Pedro Jóia.

2009

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, com concerto final.

2008

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, com um concerto final.

Foram organizados mais três concertos a pedido de patrocinadores.

2007

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, com um concerto final.

Foram organizados mais três concertos a pedido de patrocinadores.

2006

Curso de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares, do qual resultaram quatro concertos.

Um outro concerto foi organizado pelo IVDP por ocasião do Encontro Douro-Duero.

2005

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

2004

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Antiga, 9 disciplinas, 2 cursos de Canto e Acompanhamento ao Piano.

Ciclo de conferências do Prof. Rui Vieira Nery

2003

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Antiga por Max van Egmond, Peter van Heyghen, Ricardo Kanji, Paolo Grazzi, Alberto Grazzi, Lorenzo Coppola, Teunis van der Zwart, Marc Destrubé, Roël Dieltens, Paolo Pandolfo, Wim ten Have, Jacques Ogg.

Ciclo de conferências do Prof. Rui Vieira Nery

Curso Ópera-Lied por Teresa Berganza e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

2002

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Antiga por Max van Egmond, Peter van Heyghen, Wilbert Hazelzet, Ku Ebbinge, Marc Vallon, Lorenzo Coppola, Teunis van der Zwart, Marc Destrubé, Roël Dieltens, Paolo Pandolfo, Jürgen Kussmaul, Jacques Ogg, Anner Bylsma.

Ciclo de conferências do Prof. Rui Vieira Nery

Curso Ópera-Lied por Elena Obraztsova e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

2001

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Antiga, 14 disciplinas, 2 cursos de Canto e Acompanhamento ao Piano.

Ciclo de conferências do Prof. Rui Vieira Nery

2000

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Antiga por Max van Egmond, Peter van Heyghen, Wilbert Hazelzet, Ku Ebbinge, Marc Vallon, Marc Destrubé, Paolo Pandolfo, Jürgen Kussmaul, Jacques Ogg, Gerard van Vuuren, Beatrice Massin, Jakob Lindberg.

Ciclo de conferências do Prof. Rui Vieira Nery

Curso Ópera-Lied por Elena Obraztsova e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

1999

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Antiga por Max van Egmond, Ricardo Kanji, Marc Destrubé, Paolo Pandolfo, Jacques Ogg, Pablo Escande, Bruce Dickey, Charles Toet, Jakob Lindberg,. Curso Ópera-Lied por Elena Obraztsova, de piano por Vladimir Viardo e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

Ciclo de conferências do Prof. Rui Vieira Nery

1998

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de Música Barroca, 9 disciplinas.

Curso Ópera-Lied por Elena Obraztsova, de piano por Vladimir Viardo e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

4 conferências do Prof. Rui Vieira Nery

1997

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares. Curso de música barroca por Max van Egmond, Jacques Ogg, Ricardo Kanji, Alida Schat, Albert Brüggen. Curso de técnica vocal de ópera/Lied e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

1996

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares, de música contemporânea (saxofone e contrabaixo) por Daniel Kientzy e Jean-Pierre Robert. Curso de música barroca por Max van Egmond, Jacques Ogg, Ricardo Kanji, Albert Brüggen. Curso de técnica vocal de ópera/Lied e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano por Lorraine Nubar e Dalton Baldwin.

1995

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de canto barroco e Lied, cravo e acompanhamento ao piano, canto jazz, música de câmara com as disciplinas de violino, violoncelo e piano, canto ópera/Lied e técnica vocal e de interpretação de canto e acompanhamento ao piano.

1994

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Cursos de canto barroco e cravo, Lied e piano, canto jazz e clarinete

1993

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de canto barroco, Lied, cravo e piano dos professores Marius van Altena, Max van Egmond, Jacques Ogg e Maarten Hillenius.

Canto Jazz com Norma Winstone

1992

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de música barroca pelos professores Marie Leonhardt, Max van Egmond, Marius van Altena, Jacques Ogg, Maarten Hillenius.

Curso de canto Ópera-Lied por Ileana Cotrubas e de técnica vocal por Ionel Panteas

1991

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de música barroca pelos professores Marie Leonhardt, Max van Egmond, Marius van Altena, Hidemi Suzuki, Alfredo Bernardini, Peter Holstlag, Ana Mafalda Leite Castro, Eduardo Lopez Bonzo, Richard Egarr, Juan Carlos Rivera.

Curso de canto Ópera-Lied por Ileana Cotrubas

1990

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de música barroca pelos professores Marie Leonhardt, Max van Egmond, Peter Holtslag, Hidemi Suzuki e Ketil Haugsand (violino, canto, flauta de bisel, violoncelo, cravo e contínuo)

Curso de canto Ópera-Lied por Isabel Penagos

1989

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de música barroca pelos professores Marie Leonhardt, Max van Egmond, Peter Holtslag, Hidemi Suzuki e Ketil Haugsand (violino, canto, flauta de bisel, violoncelo, cravo e contínuo)

Curso de canto Ópera-Lied por Isabel Penagos

1988

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

Curso de música barroca pelos professores Marie Leonhardt, Max van Egmond, Marijke Miessen, Anner Bijlsma, Laurence Dreyfus, Michel Kiener e Ketil Haugsand (violino, canto, flauta de bisel, violoncelo, cravo e contínuo)

Curso de canto Ópera-Lied por Isabel Penagos

Curso de acompanhamento ao piano por Véronique Werklé

1987

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares.

Curso de música barroca pelos professores Marie Leonhardt, Max van Egmond, Marijke Miessen, Anner Bijlsma, Laurence Dreyfus, Michel Kiener e Ketil Haugsand (violino, canto, flauta de bisel, violoncelo, cravo e contínuo)

Curso de canto por Isabel Penagos

Curso de acompanhamento ao piano por Véronique Werklé

1986

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares. Curso de música barroca por Marie Leonhardt, Max van Egmond, Philippe Suzanne, David Reichenberg, Ketil Haugsand, Laurence Dreyfus, Edward Tarr. Curso de Canto-Ópera por Isabel Penagos. Curso de Canto oratória e Lied por Jennifer Smith. Curso de piano por Lawrence Skrobacs.

1985

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares. Curso de música barroca por Marie Leonhardt, Max van Egmond, Philippe Suzanne, David Reichenberg, Ketil Haugsand, Laurence Dreyfus, Edward Tarr.

1984

Curso de Música de Câmara pela Camerata Alberto Lysy. Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares. Curso de música barroca por Max von Egmond, Marie Leonhardt, Wouter Möller, Robert Wooley, David Reichenberg, Philippe Suzanne. Curso de canto de Lola Rodriguez Aragon.

1983

1983 é o ano de aquisição de 2 cravos

Prosseguem os cursos de música de câmara, guitarra clássica, música barroca e canto.

1982

Em Fevereiro curso de Belcanto por Patricia Adkins Chiti, curso de Piano (Debussy/Ravel) por Adriano Jordão, de Guitarra Clássica por Dagoberto Linhares e Análise e acompanhamento de canto por Gian Paolo Chiti

Em Maio, Curso de Música de Câmara pela Camerata Alberto Lisy que pela 3ª vez teve lugar em Mateus e tem sido organizado pelos Serviços de Música da Gulbenkian.

Em Junho, curso de Piano Chopin/Bartok por Takashi Yamasaky

Em Agosto, 3º Curso  de Música Barroca que contou com a presença, para o recital inaugural, de Gustav Leonhardt e dos professores Charles Medlam, David Reichenberg, Edward Tarr, Glen Wilson, Marie Leonhardt e Max van Egmond.

Em Setembro, curso de canto de Lola Rodriguez Aragon e de piano de Erik Heidsiek

1981

Em 1981

Curso de música de câmara pela Camerata Alberto Lisy

Curso de guitarra clássica por Dagoberto Linhares

2º Curso de música barroca com os professores Gustav Leonhardt, Ketil Haugsand, Marie Leonhardt, Charles Medlam, Edward Tarr, David Reichenberg, Max van Egmond.

Curso de Canto por Lola Rodriguez Aragon, Ana Higueras, Isabel Penagos, Teresa Berganza, Tony Rosado.

Curso de Piano por Eric Heidsiek

1980

Em 1980 organizaram-se os seguintes cursos:

Curso de interpretação ao piano de obras de J.S. Bach, por Helena Sá e Costa

Curso de música de câmara pela Camerata Alberto Lisy

1º Curso de música barroca pela Ancient Music Academy

Curso de Piano por Eric Heidsiek

Curso de Canto por Lola Rodriguez Aragon

Ver e Ouvir

Cartão Amigo

Amigo(a) da Casa de Mateus

Tenha acesso privilegiado à Casa, aos jardins, aos eventos culturais e a um conjunto de iniciativas exclusivas

TORNAR AMIGO

Ver e Ouvir
3. Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus

Horário

Segunda-feira a Sexta-feira

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana / Feriados

9h00 às 18h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile