A NATUREZA DA NATUREZA MORTA - INTRODUÇÃO I

Voltar

Master Class
A NATUREZA DA NATUREZA MORTA - INTRODUÇÃO I
27 de abril | 11:00 - 17:00

Iniciativa conjunta da Fundação da Casa de Mateus e do CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, A Natureza da Natureza Morta | Introdução propõe um conjunto de master-classes em torno dos cruzamentos entre a tradição pictórica reconhecível nas Naturezas Mortas presentes na coleção da Casa de Mateus e a criação contemporânea.

O programa, desenvolvido em três etapas, parte da evidenciação das origens e desenvolvimento do conceito de Natureza Morta, entre o Renascimento e o Barroco, para confluir na discussão contemporânea da paisagem, sua representação, construção e expressão. Em análise, a imagem e as narrativas simbólicas que lhe surgem associadas, a morte da arte, a vida em movimento e a sua relação com a Natureza Morta, a relação com a fotografia e o cinema, os contributos da botânica, da zoologia ou da musicologia.

Pretende-se que os participantes desenvolvam conhecimentos teóricos e práticos nos campos dos Estudos das Belas-Artes e do Património, adquiram competências no âmbito da análise e interpretação da Arte, Paisagem e Território, estejam integrados num contexto de ensino teórico-prático e de proximidade com Coleções, Território, o Património Cultural e a Paisagem, promovam uma análise crítica às políticas de gestão de coleções e do património, estejam atentos para as necessidades de desenvolvimento de projetos em rede e em cooperação institucional.

O programa acompanha as exposições de três artistas visuais contemporâneos que integram a programação da Fundação da Casa de Mateus: Anne Marie Maes, artista multidisciplinar com formação em botânica e antropologia visual cuja prática combina arte e ciência com um interesse particular em ecossistemas e processos alquímicos; Manuel Casimiro, pintor, escultor, fotógrafo, designer e cineasta, inventor de lugares imaginários, autor de Jardim Pintado, jardim de inspiração zen instalado no Parque de Mateus; e Miguel Palma, criador que se apropria das narrativas da modernidade e as submete a uma ironia profunda, convocando conceitos como o progresso, a degenerescência, a velocidade e o fracasso.

Casa de Mateus

27 ABRIL | 11H00

MASTER-CLASS

A NATUREZA DA NATUREZA MORTA – INTRODUÇÃO I

RUI MAIA, NUNO RESENDE E RODRIGO MAGALHÃES


27 ABRIL | 15H00

MESA REDONDA

A NATUREZA DA NATUREZA MORTA

Jonathan Minchin, Isadora Schmidt, Annemarie Maes, Miguel Azguime e Catarina Braga, artistas e investigadores que integram a programação da Fundação da Casa de Mateus, juntam-se a Rui Maia, Nuno Resende e Rodrigo Magalhães para um espaço de diálogo, discussão e promoção de conhecimento sobre a natureza morta enquanto género artístico e as suas transformações e diferentes mutações até à contemporaneidade.

Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.

Apoios

República Portuguesa Cultura
DGArtes
Municipio de Vila Real
CITCEM
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Eventos relacionados

27
Sáb
Abr
17:00

H

DRIFTING | RESIDÊNCIA ABERTA MIGUEL AZGUIME
DRIFTING | RESIDÊNCIA ABERTA MIGUEL AZGUIME
Miguel Azguime, compositor, performer e poeta, partilha e demonstra os resultados da sua residência em Mateus com a estreia de Drifiting - peças para clarinete e eletrônica.
Casa de Mateus

SABER MAIS

26
Sex
Abr
18:00

H

FINISSAGE | MATÉRIA DE AFINIDADES | EXPOSIÇÃO DE ANNEMARIE MAES
FINISSAGE | MATÉRIA DE AFINIDADES | EXPOSIÇÃO DE ANNEMARIE MAES
Ao longo de 2023, a artista Anne Marie Maes instalou o seu Laboratório da Forma e da Matéria na Casa de Mateus. Observou atentamente o território e as inúmeras interações ecológicas...
Casa de Mateus

SABER MAIS

A NATUREZA DA NATUREZA MORTA - INTRODUÇÃO I

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 18h00

Fins-de-Semana

9h00 às 18h00

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile