(evento) LUC STEELS: ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL

Voltar

Conferências
SIMPÓSIO CIENTÍFICO | LUC STEELS | FAUSTO REVISITADO
15 de Novembro | 19:00 - 21:30

Simpósio Científico, com Luc Steels: Inteligência Artificial, 'Mind Uploading' ou a Imortalidade Digital.


A inauguração da exposição Matéria de Afinidades, de Anne Marie Maes, será seguida de um Simpósio Científico, com a presença de Luc Steels, artista e um dos pioneiros da inteligência artificial na Europa, subordinado ao tema Fausto Revisitado | Inteligência Artificial, 'Mind Uploading' e Imortalidade Digital.

O simpósio será acompanhado de uma oferta de produtos naturais e locais, do cogumelo à castanha, ou do medronho à bolota, uma outra forma de nos relacionarmos com o meio de uma forma simbiótica.


Casa de Mateus

SIMPÓSIO CIENTÍFICO


FAUSTO REVISITADO

Inteligência Artificial, ‘Mind Uploading’ e Imortalidade Digital

Luc Steels, Universidade Internacional de Veneza


Para mais informações, contacte-nos através do seguinte e-mail: cultura@casademateus.pt.

Fausto Revisitado

Inteligência Artificial, ‘Mind Uploading’ e Imortalidade Digital

Luc Steels, Universidade Internacional de Veneza

Os recentes desenvolvimentos na Inteligência Artificial e na neurociência reacenderam o sonho da imortalidade - não num sentido físico, mas digital. Concretamente, é agora possível criar um avatar de uma pessoa falecida com base em imagens, vídeos, registos sonoros e textos e dar vida a esse avatar para estabelecer uma conversação. Estão também a ser desenvolvidos trabalhos para criar interfaces neurais que permitam a transferência de actividades neurais entre cérebros vivos e dispositivos digitais.

Prevendo e inspirado por estes desenvolvimentos, revisitei, juntamente com o neurocientista Oscar Vilarroya, o mito secular de Fausto, a fim de criar uma nova ópera que explora as ramificações destes desenvolvimentos. Nesta apresentação, vou delinear o enredo da ópera, mostrar alguns clips de cenas-chave e comentar as profundas mudanças que a imortalidade digital traz na nossa relação com a morte. Fausto teve actuações na Gaite Lyrique em Paris em 2016, no La Monnaie Foyer em 2017, no festival And&Mind Gate em Lovaina em 2017 e na sala de ópera principal do La Monnaie em Bruxelas, em 2018.

Apoios

República Portuguesa Cultura
DGArtes
Municipio de Vila Real
(evento) LUC STEELS: ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile