Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Voltar
A Fundação da Casa de Mateus propõe um programa multidisciplinar que parte da música, da literatura, da dança ou das artes visuais e se entretece nos infinitos cruzamentos entre cultura, criação artística, projeto educativo e divulgação científica.
Arte na Paisagem
Ao longo do ano, convocamos um conjunto importante de artistas para questionar o seu trabalho em relação com o meio e desenvolver a ideia de diversidade cultural em confronto com uma paisagem biodiversa.
Em residência ao longo de 2023, a bio-artista belga AnneMarie Maes, cujo trabalho combina arte e ciência com um interesse especial pela biotecnologia e pelos ecossistemas, instala na Casa de Mateus o Laboratório da Forma e da Matéria, atelier/galeria/laboratório, lugar de descoberta e desdobramento das infinitas formas de representação visual da vida que está à nossa volta.
Primeiro passo de uma colaboração com a Companhia Paulo Ribeiro que se estenderá para 2024, Re-En-Cantos de Mateus, espetáculo de dança peripatético com direção de Paulo Ribeiro, é uma viagem coreográfica e musical feita de estações tão plurais como vivas são as paisagens de Mateus: os jardins neobarrocos e a sua proposta geométrica, as hortas e as vinhas, o contraste entre o granito da paisagem humana e o xisto da paisagem rural.
No mesmo sentido, prossegue o projeto Escola das Transições, instância de reflexão e ação sobre as formas de ultrapassagem do Antropoceno e a de construção de uma relação simbiótica com o meio, ou as Oficinas de Verão, uma parte da ação educativa da Fundação, a que se juntam programas escolares nos quais impera uma noção ampla de património que cruza história e ambiente.
Residência de Artistas
Lugar de encontro, discussão e criação
As residências O Presente do Futuro, em 2023 dirigidas por AnneMarie Maes e Miguel Azguime, ativam a Residência de Artistas enquanto lugar de desenvolvimento de projetos multidisciplinares, instância de descoberta criativa, de mediação das práticas artísticas com as comunidades e de acolhimento de projetos de criação, exploração artística ou gravação. Até Julho, a Residência será ainda lugar para o desenvolvimento de projetos de António Carrilho, Borealis Ensemble e blablaLab AC.
Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus
Uma XXXI edição plena de movimento, com os habituais Cursos de Música Barroca e uma intensa programação de concertos.
Ao longo do mês de Julho, os Encontros Internacionais de Música fazem confluir em Vila Real dezenas de músicos provenientes de todo o mundo, à procura da excelência no exercício e na transmissão das práticas historicamente informadas da música e dos instrumentos barrocos. Para além dos tradicionais Cursos, o programa propõe a estreia da ópera cómica As Damas Trocadas, de Marcos Portugal, pela Orquestra Barroca de Mateus, uma colaboração com o ensemble Divino Sospiro e um conjunto de outros seis concertos a animar os fins de tarde na Capela da Casa de Mateus.
Outras notícias
Horário
Segunda a Sexta
9h00 às 17h00
9h00 às 17h30
Contactos
+351 259 323 121