00 Saber
Saber
Saber
Saber

Desde 1973 que a Fundação da Casa de Mateus realiza eventos que cumprem os fins culturais, artísticos, educativos e científicos para os quais foi instítuidos. A Fundação é hoje um dos mais importantes polos culturais do Norte de Portugal.

Desde 1973 que o anterior Director-delegado da Fundação da Casa de Mateus, D. Fernando de Sousa Botelho Albuquerque, filho de D. Francisco, iniciou no dia 3 de Dezembro de 1977, com o ciclo “A Cultura em Diálogo”, as atividades da Fundação.

Desde esta data a Fundação tem realizado eventos que cumprem os fins culturais, artísticos, educativos e científicos para os quais foi instituída, consignados no art. 3º dos seus estatutos.

No que se refere à atividade cultural, a FCM organiza desde 1977 seminários sobre assuntos de relevância nacional sobre vários assuntos nas áreas da economia, política e saúde, entre outras. Além dos seminários a Fundação da Casa de Mateus realiza também, desde 1979, Cursos Internacionais de Música e, desde 1985, o Festival de Música da Casa de Mateus, muito prestigiado a nível mundial. Entre as atividades culturais habituais, contam-se ainda a realização de seminários de tradução colectiva de poesia e a entrega do Prémio Literário D. Dinis.

No campo da atividade científica, a Fundação da  Casa de Mateus preside ao Instituto Internacional Casa de Mateus, criado em 1986, de que são membros Academias, Universidades e Institutos Científicos portugueses.


Hoje, a Diretora-Delegada, Teresa Albuquerque, continua a cumprir o legado do instituidor e do seu pai, oferecendo e desenvolvendo um conjunto de programação focado, não só nos problemas do mundo atual, mas também aplicando um sentido de tranversalidade, temporal, cultural, educacional e científico.

Apoios

01 Fundação Casa Mateus
02 UTAD

FAQ's

O que é o Cartão de Amigo(a) da Casa de Mateus?

O Cartão de Amigo(a) da Casa de Mateus destina-se a pessoas de todas as proveniências com o desejo de criar uma relação regular com a Casa de Mateus, o seu património e a sua programação cultural. Por um investimento anual mínimo, é possível obter descontos e ter acesso privilegiado à Casa, aos jardins, aos eventos culturais e a um conjunto de iniciativas exclusivas.

Quais são as datas dos Domingos Abertos?

No primeiro domingo de cada mês, entre novembro de 2023 e março de 2024, é permitido o acesso livre aos jardins e espaços envolventes da Casa de Mateus, apenas destinado aos habitantes do concelho de Vila Real.

As datas são:

  • 5 NOVEMBRO

  • 3 DEZEMBRO (Aniversário da Fundação da Casa de Mateus)

  • 7 JANEIRO

  • 4 FEVEREIRO

  • 3 MARÇO

00 Saber

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile