Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Visitar
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Projetos
As ações educativas da Fundação da Casa de Mateus contemplam para além do atendimento a escolas, ateliês e oficinas artísticas. As atividades, desenvolvidas ao longo do ano, são abertas à comunidade e os informes podem ser acompanhados em nossas redes sociais.
A Casa de Mateus é um lugar muito especial onde existem, simultaneamente, património histórico e património natural que, ao longo dos últimos séculos, têm sido preservados através das ações conjuntas de uma unidade familiar e, mais recentemente, das missões estatutárias da Fundação da Casa de Mateus, instituída em 1970.
A oferta educativa da Fundação da Casa de Mateus está vocacionada para estudantes desde o pré-escolar ao ensino secundário, a partir dos pressupostos contidos nas metas curriculares portuguesas, com conteúdos que podem ser explorados tanto através do património histórico quanto do património natural.
Residência artísticas pluridisciplinares
O desenvolvimento do projeto O Presente do Futuro foi assim iniciado com o início do processo de candidatura a este concurso e prosseguirá ao longo de 2002 segundo um dispositivo aberto, partilhado com um conjunto de curadores de particular relevância. Cada um desses curadores terá a seu cargo o desenho de um projecto original que conhece, ainda assim, alguns dados concretos. As residências deverão juntar três artistas, de linguagens diferentes, e um não-artista, que assumirá o papel de mediador. Embora a tónica seja colocada no processo e na descoberta que o confronto de linguagens suscita, cada residência deve ser partilhada com públicos plurais, desde as pessoas interessadas em conhecer o lado de dentro dos processos artísticos até às comunidades concertas envolvidas pelo mediador. Deste processo, ficará, para além dessa partilha, uma memória videográfica e editorial que deverá constituir, em si própria, um objeto artístico.
Até ao momento, para o biénio 2023/24, convidámos os curadores Miguel Palma, Miguel Azguime e AnneMarie Maes. Miguel Palma é um artista visual que se apropria das narrativas de uma modernidade em permanente questionamento para melhor refletir sobre o presente e desdobra a sua criatividade numa pulsão construtiva que convoca e problematiza conceitos como o progresso, a degenerescência, a velocidade e o fracasso. Miguel Azguime, compositor, poeta e percussionista português, fundou com Paula Azguime o Miso Ensemble, duo de flauta e percussão, um dos mais importantes agrupamentos portugueses de música contemporânea. Criou ainda a Academia Sond’Ar-te, lugar de formação, e o O’Culto da Ajuda, sala experimental dedicada à música. Annemarie Maes estudou na Academia Sint-Lucas em Bruxelas e especializou-se em cinema documental antropológico no Institute for Sound Image Culture in Brussels. Os seus trabalhos em curso mais importantes concentram-se em temáticas ecológicas, como o Bee Laboratory and Urban Corridors, que instala laboratórios urbanos e cria objectos artísticos construídos a partir da monitorização de colónias de abelhas.
Cartão Amigo
Amigo(a) da Casa de Mateus
Tenha acesso privilegiado à Casa, aos jardins, aos eventos culturais e a um conjunto de iniciativas exclusivas
TORNAR AMIGO
Horário
Segunda a Sexta
9h00 às 18h00
Sábado e Domingo
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121