Arquivo e Biblioteca
Arquivo e Biblioteca
Arquivo e Biblioteca

O acervo arquivístico da Casa de Mateus ultrapassa o contexto familiar, assumindo-se como património regional e nacional a ser partilhado, num primeiro momento pela sua dimensão probatória e, consequentemente, pela inegável importância para a gestão do vasto património acumulado. A Biblioteca, é também um elemento importante que agrega um vasto conjunto de obras, algumas anteriores à constituição do próprio Morgadio de Mateus.

O Sistema de Informação da Casa de Mateus

O Sistema de Informação Casa de Mateus (SICM) divide-se em 13 secções cronológicas, com base nesta coluna, que representa o encadeamento dos sucessivos administradores da Casa até à constituição da Fundação da Casa de Mateus, em 1970, que passou a ser a entidade administradora da Casa de Mateus por determinação do seu Instituidor.

A esta coluna, vieram juntar-se numerosos acervos, sendo de destacar em particular o da família Melo (que entrou na nona secção do SICM com o casamento do Conde de Vila Real com a Condessa de Melo) e o da família Mangualde, na secção 10 (resultado do casamento da Condessa de Vila Real e Melo com o Conde de Mangualde).

Arquivo e Biblioteca
Arquivo e Biblioteca

Horário

Segunda a Sexta 

9h00 às 17h00

Fins-de-Semana

9h00 às 17h30

Contactos

+351 259 323 121

Ver & Ouvir

Agenda

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile