Descobrir
Descobrir
Visitar
Visitar
Ver & Ouvir
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
O acervo arquivístico da Casa de Mateus ultrapassa o contexto familiar, assumindo-se como património regional e nacional a ser partilhado, num primeiro momento pela sua dimensão probatória e, consequentemente, pela inegável importância para a gestão do vasto património acumulado. A Biblioteca, é também um elemento importante que agrega um vasto conjunto de obras, algumas anteriores à constituição do próprio Morgadio de Mateus.
O Sistema de Informação da Casa de Mateus
O Sistema de Informação Casa de Mateus (SICM) divide-se em 13 secções cronológicas, com base nesta coluna, que representa o encadeamento dos sucessivos administradores da Casa até à constituição da Fundação da Casa de Mateus, em 1970, que passou a ser a entidade administradora da Casa de Mateus por determinação do seu Instituidor.
A esta coluna, vieram juntar-se numerosos acervos, sendo de destacar em particular o da família Melo (que entrou na nona secção do SICM com o casamento do Conde de Vila Real com a Condessa de Melo) e o da família Mangualde, na secção 10 (resultado do casamento da Condessa de Vila Real e Melo com o Conde de Mangualde).
A Biblioteca
Este espaço alberga, para além de um conjunto notável de Livros Antigos, os documentos, provas, pranchas e demais elementos, relativos à tão famosa edição de "Os Lusíadas" de 1817, da autoria do Morgado de Mateus, D. José Maria.
Horário
Segunda-feira a Sexta-feira
9h00 às 18h00
9h00 às 18h30
Contactos
+351 259 323 121