Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
Formação: Oficina de Vitivinicultura | A Colheita Tardia
Formador: José Carlos Fernandes
Data e Horário: 9 de Novembro | 15h30
Local: Casa de Mateus
Tempo de vindimas. Quais serão os segredos para uma boa vindima? Aliás, será que existem segredos para uma boa produção na área da vitivinicultura? Venha descobrir connosco, e na prática, a resposta a estas e outras perguntas.
A Oficina abordou a importância do clima para uma boa vindima que, geralmente, é quando os dias começam a ficar menores e as noites mais frescas. É por isso a época antes de acabar o Verão que, normalmente, chega o momento das vindimas. Este é o tempo de acompanhar a maturação das diferentes castas, decidir quando começar a preparar o caminho que leva da vinha à adega. Isto implica estabelecer uma relação particular com a terra, compreender os seus ciclos, acompanhar, íntima e cientificamente, os modos como a matéria se transforma.
Além da explicação, os funcionários puderam ter o contato com a Vinha e observar de perto os mecanismos de como se processa o caminho das uvas da Vinha para a Adega observando a máquina que trabalha na recolha das uvas (muitas vezes no horário noturno) bem como alguma maquinaria usada na parte da adega. Abordou-se uma breve explicação do caminho das uvas, desde a recolha até às cubas e quais os processos necessários para uma boa triagem dos bagos. As máquinas substituem muita mão de obra humana e conseguem acelerar alguns processos e desta forma garantir uma maior qualidade das uvas a serem usadas. O facto, por exemplo, de serem recolhidas durante a noite favorece a frescura da uva e desta forma evita-se, também, algum desperdício. As máquinas junto à adega têm um papel essencial na triagem das uvas separando o ramo da uva e algumas folhas ou uvas secas que possam ter sido recolhidas juntamente com o cacho.
Ao longo de todo o ano de 2020, ano em que a Fundação da Casa de Mateus completa 50 anos, o seu programa de atividades estende-se por linhas diversas que afirmam o lugar central das artes e das ciências na compreensão de nós próprios e do mundo. Inspirados pela presença permanente da música, pela escuta que propõe, deixamo-nos embalar numa viagem entre a história e a inovação.As Oficinas de Vitivinicultura incorporam o projecto Lugar Comum que tem como objectivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.
Consulte a página do Projeto Lugar Comum
Venue
Formador: José Carlos Fernandes
Casa de Mateus
Vila Real, 5000-291 Portugal
(+351) 259 323 121
+ Mapa do Google
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Activités connexes
H
H
H
H
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme