Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Entre em contacto com a Fundação
Contacte-nos para saber sobre atividades, experiências ou duvidas, nesta página pode tambem encontrar esclarecimentos sobre localização, como chegar, entre outras informações.
Contactos
Telefone
(+351) 259 323 121
Informações Úteis
Como Chegar
A Casa de Mateus fica a 4km do centro de Vila Real
A entrada da Casa de Mateus situa-se na Estrada Nacional 322, em face à antiga Rua da Moura, transformada hoje em dia num pequeno parque de recreio.
Através de transporte público de Urbanos Vila Real, linha 1 (Lordelo-UTAD), saída de Mateus, junto à Igreja Paroquial.
Horários Linha 1 (período escolar) | Horário Linha 1 (fora do período escolar)
De carro
A4, Porto-Bragança, saída 22.
A24,Viseu-Chaves, saída 13
Lat:41°29’76.95”N Long: -7°71’34.85”O
De Comboio
Estação de Comboios mais próxima é na Régua (a 28 Km).
Acesso por autocarro desde Porto (1h15),Lisboa (4h45) e principais cidades.
De avião
Vila Real dispõe de um Aerodromo com voos Lisboa Bragança. O Aeroporto do Porto encontra-se a 1h de distãncia
Se pretender efetuar uma reclamação poderá fazê-lo através do botão
Aceder ao Livro de Reclamações
FAQ's
Não. A Fundação da Casa de Mateus é uma instituição privada com missões de serviço público nas áreas patrimonial, cultural, artística, educativa e de divulgação científica.
Através da Agenda da Fundação é possível ter acesso ao corrente calendário de eventos que estão programados, bem como solicitar informações e até consultar eventos passados. Se pretender receber a nossa newsletter aquando da divulgação de cada evento poderá aceder à página Newsletter da Fundação da Casa de Mateus e subscrever a mesma.
Também nas redes sociais, Fundação da Casa de Mateus | Vila Real | Facebook existe a possibilidade de ser notificado e consultar novos eventos e iniciativas da Fundação da Casa de Mateus.
Os animais de estimação são bem-vindos na Casa de Mateus, em todos os espaços envolventes, exceto no interior do Museu e da Capela.
Sim, as fotografias são permitidas, mas apenas sem flash.
Sim, se pretender consultar o acervo arquivístico da Fundação, basta aceder à página Bem-vindo - Arquivo da Casa de Mateus.
A Fundação da Casa de Mateus, espaço patrimonial, não dispõe de parque de estacionamento. É possível, excecionalmente, estacionar no interior, mediante o pagamento de uma tarifa no valor de 12,50€.
A Casa está fechada apenas um dia por ano, no dia 25 de dezembro, data em que se festeja o Natal.
Não, de momento a Fundação da Casa de Mateus ainda não possui um sistema de disponibilização/aquisição de bilhetes online.
Não, poderá permanecer o tempo que desejar, desde que seja respeitado o horário de fecho do portão principal.
Segunda a Sexta: 9h00 às 17h00 | Fins-de-Semana: 9h00 às 17h30
Sim. Ao adquirir um bilhete para determinado dia, esse bilhete só é valido para essa data. Pode ainda sair do espaço e durante o mesmo dia, voltar a entrar para circular livremente pelos espaços envolventes da Casa.
A Capela da Casa de Mateus e os seus jardins poderão ser alugados para a realização de casamentos. As condições de utilização estão sujeitas a aprovação, por parte da direção da Fundação da Casa de Mateus, e previa orçamentação. A Fundação da Casa de Mateus não dispõe de qualquer serviço de catering, no entanto poderão ser indicadas empresas que fornecem este tipo de serviços.
A Casa de Mateus dispõe também de vários espaços para a organização de almoços e jantares, mediante as tipologias dos grupos. A Cozinha Antiga, ricamente decorada, é um espaço acolhedor com capacidade até 25 pessoas. A antiga Frasqueira, junto ao pátio principal do Palácio tem capacidade para grupos até 80 pessoas. Todos os serviços são realizados mediante reserva prévia e confirmação de disponibilidade.
Para mais informações: visitas@casademateus.pt ou +351 259 323 121 (chamada para rede fixa nacional).
Consulte os nossos serviços especiais TIpo de Visita - Serviços especiais (casademateus.pt)
Na primeira metade do século XX, o mundo vivia os avanços da Revolução Industrial, e a produção de vinhos na Europa retomava em força, após os problemas causados pela praga filoxera, que havia dizimado boa parte das vinhas, poucos anos antes.
Foi nesse contexto, que em 1942, D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, 6.º Conde de Vila Real, 5º Conde de Melo e 3.ª Conde de Mangualde e o enólogo Fernando van Zeller Guedes, se inspiraram para criar o Mateus Rosé, que viria a ser produzido e comercializado pela Sogrape Vinhos S.A.. Como o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial, ambos se lembraram dos cantis utilizados pelos soldados e decidiram que a garrafa desse vinho seria baseada neste formato. O seu nome foi inspirado na Casa de Mateus, também porque as uvas eram provenientes das suas vinhas.
Logo em 1943, o recém-criado Mateus Rosé, foi exportado para o Rio de Janeiro, pois era bastante adequado para o público brasileiro e não demorou para que o rótulo se espalhasse pelo resto do mundo.
A estratégia utilizada para que as pessoas conhecessem o vinho, foi presentear os principais embaixadores e cônsules com duas garrafas: a primeira, para que experimentassem, e a segunda, para que fosse oferecida a outra pessoa. Quando essas grandes personalidades eram vistas a degustar o vinho, era fácil identificar que se tratava do Mateus Rosé, pois seu o formato era belo e exclusivo.
O Cartão de Amigo(a) da Casa de Mateus destina-se a pessoas de todas as proveniências com o desejo de criar uma relação regular com a Casa de Mateus, o seu património e a sua programação cultural. Por um investimento anual mínimo, é possível obter descontos e ter acesso privilegiado à Casa, aos jardins, aos eventos culturais e a um conjunto de iniciativas exclusivas.
O ponto de encontro para reunir o grupo antes de começar a visita, é no pátio principal da Casa.
Os espaços acessíveis a todos, para além do parque da Fundação da Casa de Mateus, são: o Bar, a Loja de vinhos e a antiga Frasqueira onde pontualmente decorrem exposições.
No primeiro domingo de cada mês, entre novembro de 2023 e março de 2024, é permitido o acesso livre aos jardins e espaços envolventes da Casa de Mateus, apenas destinado aos habitantes do concelho de Vila Real.
As datas são:
5 NOVEMBRO
3 DEZEMBRO (Aniversário da Fundação da Casa de Mateus)
7 JANEIRO
4 FEVEREIRO
3 MARÇO
Os meios de pagamento disponíveis são: multibanco (débito/crédito), dinheiro, cheques ou transferência bancária.
A Casa de Mateus não funciona com cozinha aberta ao público. No entanto, dispõe de vários espaços para a organização de almoços e jantares, mediante as tipologias dos grupos e após reserva prévia e confirmação de disponibilidade
A Cozinha Antiga, ricamente decorada, é um espaço acolhedor com capacidade até 25 pessoas. A antiga Frasqueira, junto ao pátio principal do Palácio tem capacidade para grupos até 80 pessoas.
Para mais informações: visitas@casademateus.pt ou +351 259 323 121 (chamada para rede fixa nacional).
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme