Aspetos da Música Sacra no Brasil Meriodional, no tempo do IV Morgado de Mateus

Retourner

Aspetos da Música Sacra no Brasil Meriodional, no tempo do IV Morgado de Mateus
22 de outubro | 17h00

Recital-Conferência com Matheus Prust (Violino Barroco) e Ricardo Bernardes (Cravo)


Antes mesmo da época do esplendor musical setecentista na América portuguesa, as pequenas vilas dos territórios do sul do Brasil registavam um vivo cenário musical. As igrejas-matriz e as capelas dos assentamentos urbanos que iam nascendo em torno da incipiente mineração de ouro representavam uma importante componente social e acolhiam com regularidade manifestações de música sacra, em consonância com a tradição ibérica.

Neste concerto comentado, Matheus Prust e Ricardo Bernardes dão-nos a ouvir e compreender a música desse tempo, de compositores como Pedro Lopes Nogueira (c.1700/c.1770), autor de Casta de Lisões, o mais antigo método de violino escrito em português; Bernardino José de Sena, mestre de capela em Paranaguá entre 1777 e 1803; ou o próprio D. Pedro de Alcântara (1798/1834), imperador do Brasil e Rei de Portugal, compositor do Hino da Independência e da Marcha Imperial.

Trilhando os caminhos de D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, 4º Morgado de Mateus e Governador-Geral de São Paulo entre 1767 e 1775, fundador da Casa de Ópera de São Paulo, voltamos a percorrer os caminhos da interpretação historicamente informada dos repertórios barrocos.

Venue

Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt

Aspetos da Música Sacra no Brasil Meriodional, no tempo do IV Morgado de Mateus

Horaire

lundi à vendredi

9h à 18h

samedi et dimanche

9h à 18h

Contacts

+351 259 323 121

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile