Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
Construída pelo Mestre Álvares do Rego, a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres fica concluída em 1750. 275 anos depois, celebramos com a evocação dos mestres canteiros que lhe deram origem, da relíquia de S. Marcos Mártir e do Órgão positivo que a anima desde a sua inauguração.
Coincidindo com a construção da nova Casa, António José Botelho Mourão, o 3º Morgado de Mateus, pede licença para erguer uma nova Capela, com o fundamento da «maior honra e glória de Deus» e da existência de numerosas relíquias que não tinham lugar condigno na capela existente. Virá a ser desenhada pelo Mestre José Álvares do Rego, que mantém no exterior a opulência de inspiração nasoniana, mas lhe contrapõe um maior despojamento no interior, contendo o movimento das peças barrocas com um enquadramento de feição mais neo-clássica. Dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, foi sempre o palco de uma relação profunda com a comunidade.
275 anos depois da sua conclusão, convidamos um conjunto de estudiosos, apaixonados pelo período barroco e pela história desta Casa, para abordarmos dimensões diferentes do seu legado. A Prof. Aurora Rego, do Centro de Investigação Transdisciplinar 'Cultura, Espaço e Memória', da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fala-nos dos mestres canteiros e da sua relação com a construção da capela. Álvaro Pinto, Mestre em História Medieval e do Renascimento e investigador no Arquivo da Casa de Mateus, desvenda-nos a história da relíquia de São Marcos Mártir. Já Ricardo Bernardes, musicólogo e músico de excelência, maestro da Orquestra Barroca de Mateus e Diretor Artístico dos Encontros Internacionais e Música da Casa de Mateus, evoca a música como personagem sempre presente na história da Capela, corporizada no Órgão positivo aí instalado desde a sua inauguração e dá-nos a ouvir os sons deste instrumento instalado no Coro Alto.
3 de Outubro 2025, 17h00
Capela da Casa de Mateus
Álvaro Pinto
Um Gesto de Melancolia | A relíquia de São Marcos Mártir
Aurora Rego
Os Mestres Canteiros de Gontinhães (V. P. Âncora) e a construção da Capela de Mateus
Ricardo Bernardes
O Órgão da Capela de Mateus
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme