Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
Concerto de Abertura da XXXIII edição dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus.
O primeiro violino próximo da sua forma atual terá sido construído em Itália no séc. XVII por Gasparo de Saló. A inspiração mais próxima seria a lira, instrumento corrente no Império Bizantino, mas as suas raízes vêm de mais longe: de instrumentos de duas cordas, em tripa, concebidos para serem tocados na vertical com arcos de crina de cavalo, inventados pelas civilizações nómadas equestres da Ásia Central.
Ao longo dos séculos seguintes, muitos foram os compositores e intérpretes que se dedicaram a desenvolver repertório novo para este instrumento, ou que foram aperfeiçoando as formas de o tocar. Nicola Matteis, o primeiro compositor que ouviremos, napolitano nascido em 1650, foi o primeiro dos notáveis violinistas barrocos a radicar-se em Inglaterra e aí popularizar o novo estilo italiano. Nas suas obras, incluía notas detalhadas sobre manuseamento do arco, sobre ornamentos ou tempos, que viriam a revelar-se determinantes para o entendimento contemporâneo das formas de interpretar a música barroca. Niccolò Paganini, um dos últimos compositores no programa deste concerto, personagem fascinante e complexa que virá a morrer em 1840, foi provavelmente o maior virtuoso do instrumento, tanto que chegou a dizer-se que teria feito um pacto com o Diabo.
Entre estes dois compositores, atravessando um arco de tempo que percorre os períodos barroco, clássico e romântico, Fabio Biondi, ele próprio violinista exímio e cultor das práticas musicais historicamente informadas, conduz-nos numa viagem panorâmica pela evolução do instrumento no repertório italiano, com obras de Guiseppe Tartini, primeiro proprietário de um violino construído por Antonio Stradivari, ou Pietro Nardini, amigo do pai de Mozart que acompanhou os seus primeiros passos do jovem génio, entre muitos outros.
Fabio Biondi
Fabio Biondi, referência absoluta do violino barroco e fundador do ensemble Europa Galante apresenta-se em recital único. Viagem pelo repertório italiano para violino solo dos sécs. XVIII e XIX, dá-nos a ouvir alguns compositores menos conhecidos, mas cujo trabalho contribuiu para o desenvolvimento do instrumento naquele período.
Programa do concerto
SOLITALIA
Violino Solo
Nicola Matteis
2 preludes
Francesco Geminiani
Sonata
Adagio / ? / Affettuoso / Giga
Giuseppe Tartini
Sonata B.h1
Andante / Allegro assai / Giga
Francesco Lecce
2 partitas (1770?)
Niccolò Mestrino
Capriccio n.3 (1779?)
Pietro Nardini
Capriccio (from J.S.Bach Ciaccona)
Bartolomeo Bruni
Duetto for violin solo
Adagio con espressione / Allegro con moto
Paolo Vignetti
Capriccio n.1 (1798)
Maestoso / Allegro / Presto
Federigo Fiorillo
Capriccio n.28
Francesco Sozzi
Capriccio n.24 (1817)
Capriccio n.25 (1817)
Niccolò Paganini
Selection of variazioni from Barucabà Op.14
Carlo Carli
Capriccio settimo
Eugenio Cavallini
Étude n.1
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Acheter un billet
Activités connexes
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme