[Evento][2025] Os Heróis Espartanos, de António Leal Moreira

Retourner

Barroco Sem Fim

 | 

ÓPERA
OS HERÓIS ESPARTANOS, ÓPERA DE ANTÓNIO LEAL MOREIRA
13 de dezembro | 21h30

Depois das produções de ópera de As Damas Trocadas e Acis e Galatea, a Fundação da Casa de Mateus e o Teatro de Vila Real reincidem na produção de uma ópera do repertório barroco.


Gli Eroi Spartani (1788), com música de António Leal Moreira (1758-1819) e libreto de Gaetano Martinelli, foi composta para celebrar o aniversário de Dom José, Príncipe do Brasil (1716-1788) em 1788, a sua partitura conserva-se na Biblioteca da Ajuda, aqui interpretada pela Orquestra Barroca de Mateus e um conjunto de solistas de qualidade superlativa.


António Leal Moreira foi um compositor português, quem teve um papel fundamental no meio musical da corte em Lisboa. Nasceu em Abrantes, a 30 de junho de 1758 e faleceu em Lisboa, a 26 de novembro de 1819. Foi aluno de João de Sousa Carvalho e em 1775 tornou-se assistente do seu professor e organista. Em 1766 entrou no Seminário da Patriarcal (Lisboa) e em 1787 tornou-se mestre de capela.


Foi autor de obras sacras de relevada importância, compositor de serenatas de corte na primeira fase do reinado de D. Maria I, até seu impedimento em 1792, tendo sido o primeiro diretor musical do Teatro de São Carlos, inaugurado em 1793. Depois de António Teixeira foi o primeiro a compor ópera a utilizar o texto em português, embora a maioria de suas obras estejam em italiano.

Teatro de Vila Real

Teatro de Vila Real

GLI EROI SPARTANI (1788)

MÚSICA DE ANTÓNIO LEAL MOREIRA (1758-1819)

LIBRETO DE GAETANO MARTINELLI (fl. 1764-1802)



Ricardo Bernardes

Direção Musical

Nicolás Isasi

Encenação e Cenografia
Pedro Pires Cabral

Desenho de Luz
Daniel Di Paola

Desenho de Animação

 

ORQUESTRA BARROCA DE MATEUS

Ricardo Bernardes

Direção

Patrick Oliva

Concertino

 

SOLISTAS

Mariana Castello-Branco                      

Ismene

Arthur Filemon      

Eurimaco

João Paulo Ferreira                   

Alcebiade

Víctor Jiménez Díaz

Archidamo
Carlos Porto

Lisandro


Co-Produção

Fundação da Casa de Mateus

Teatro de Vila Real

Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt

[Evento][2025] Os Heróis Espartanos, de António Leal Moreira

António Leal Moreira

António Leal Moreira (1758-1819) foi um compositor e organista clássico portugués.

Nasceu em Abrantes, a 30 de junho de 1758 e aos 8 anos entra para o Seminário da Patriarcal de Lisboa, onde estuda com João de Sousa Carvalho, o compositor português mais importante da época. Autor de obras sacras de relevada importância, compositor de serenatas de corte na primeira fase do reinado de D. Maria I, até seu impedimento em 1792, pertencente a uma geração de compositores portugueses que só mais recentemente tem chamado a atenção dos musicólogos e teve um papel fundamental no meio musical da corte em Lisboa.

 

Moreira tornou-se o primeiro diretor musical do novo Teatro de São Carlos, inaugurado em 1793. Compôs um grande número de óperas, a maioria das quais estreadas em Lisboa; grande parte do resto da sua obra é sacra, embora tenha composto também algumas sinfonias. A Sinfonia para a Real Basílica de Mafra, é uma sinfonia para órgão composta especificamente para os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

 

As suas óperas foram fortemente influenciadas pelo estilo de Giovanni Paisiello e Domenico Cimarosa. Escreveu 16 óperas em italiano e portugués, aliás, depois de António Teixeira, ele foi o primeiro compositor a escrever óperas com texto em portugués. Entre as suas peças notáveis ​​estão Gli Eroi Spartani (1788), A saloia namorada (1793), A vingança da cigana (1794) e L’eroina lusitana (1795).

 

Gli Eroi Spartani (1788), com música de António Leal Moreira e libreto de Gaetano Martinelli (fl. 1764-1802), foi composta para celebrar o aniversário de Dom José, Príncipe do Brasil (1716-1788) em 1788, a sua partitura conserva-se na Biblioteca da Ajuda. Em 1799, deixou a direção do São Carlos a Marcos Portugal e Francesco Federici. No ano seguinte, contribuiu para a produção de Il disertore francese (1800), apresentada no Teatro Carignano, em Turim, e no Teatro alla Scala, em Milão. Faleceu em Lisboa a 5 de novembro de 1819, com 61 anos.

(Recriação artística, não sobreviveu nenhum retrato original do compositor)

Orquestra Barroca de Mateus

Sob a direção artística e musical do maestro e musicólogo Ricardo Bernardes, a Orquestra Barroca de Mateus é formada por alguns dos melhores músicos atuantes em Portugal e Espanha, especializados na interpretação historicamente informada e com instrumentos de época. O projeto de constituição da Orquestra prolonga a tradição iniciada por Marie Leonhardt com o Ensemble Barroco de Mateus, num momento em que a Fundação da Casa de Mateus retoma também os Encontros Internacionais de Música.

O seu repertório é abrangente, embora confira uma especial atenção à produção musical ibérica e de estética italianizante, bem como às suas ramificações no Brasil e na América Latina entre o séc. XVI e os inícios do séc. XIX. O concerto inaugural da Orquestra, intitulado Setaro, construtor de utopias, estreado em 2018 com a co-produção dos Amigos da Ópera da Coruña, celebrava a disseminação da ópera no Norte de Portugal e na Galiza, entre os anos 50 e 70 do séc. XVIII, bem como a sua projeção em terras brasileiras através do 4º Morgado de Mateus, D. Luís António, Governador da Capitania-Geral de São Paulo entre 1765 e 1775.

[Evento][2025] Os Heróis Espartanos, de António Leal Moreira

Argumento

Nas margens do rio Egos, o exército espartano, comandado por Lisandro, confronta os Atenienses de Alcebiade. Em pleno acampamento militar, o jovem Eurimaco apaixona-se por Ismene, filha de Lisandro, mas o seu amor rivaliza com o de Archidamo. As tensões emocionais cruzam-se com o dever militar: Lisandro exige disciplina, Alcebiade desafia-a e Esparta marcha para a vitória. No final, a união amorosa de Ismene e Eurimaco é consumada como símbolo de harmonia após o triunfo, enquanto o coro celebra a glória de Esparta (e, alegoricamente, da corte portuguesa de 1788). Esta composição dramática baseia-se nos atos generosos destes dois heróis. A música e a composição são da autoria do Senhor Antônio Leal Moreira, mestre do Real Seminário de Lisboa.


Partenariats

República Portuguesa | Cultura, Juventude e Desporto
DGArtes
Municipio de Vila Real

Activités connexes

17
ven.
oct.
18:00

H

[evento] Entre Letras e Traços
Entre Letras e Traços
Dia 17 de outubroFormato Híbrido (presencial e virtual)Horário: 14:30hs - 17:30hs (Portugal) - 11:30-14:30 hs BrasíliaAbertura:Teresa Margarida Gomez de Sousa Botelho de Albuquerque...
Casa de Mateus

SAVOIR PLUS

31
sam.
mai
18:00

H

[Evento] Concerto Itinerante | Lamenti Amorosi
LAMENTI AMOROSI | CONCERTO ITINERANTE
O repertório revela-nos a música italiana do século XVII, executada por uma formação que recria a sonoridade das orquestras da Renascença tardia.Uma rara combinação de instrumentos...
Casa de Mateus

SAVOIR PLUS

24
sam.
mai
18:00

H

[Evento] J.S. Bach: as Variações Goldberg. | Pedro Brummester
PEDRO BURMESTER | VARIAÇÕES GOLDBERG, DE J. S. BACH
A volta genial de Pedro Burmester às Variações Goldberg acontece como a de um sábio preparado para regressar a casa. A magnífica obra de Bach encontra agora o pianista numa interpretaç...
Casa de Mateus

SAVOIR PLUS

27
dim.
avr.
17:00

H

[Evento] Árias da Ópera de São Paulo
Árias da Ópera de São Paulo
O programa inclui árias da juventude de D. Luís António, com excertos de Ezio, de Nicola Porpora, e Acis and Galatea, de Handel, recentemente encenada em Vila Real pela Orquestra Barroca...
Casa de Mateus

SAVOIR PLUS

25
ven.
avr.
18:00

H

[Evento] Palestra de Matheus Prust
Matheus Prust: As novas descobertas sobre a música em São Paulo e sul do Brasil  no período colonial
Matheus Prust é violinista e camerista. Professor da Universidade Estadudal do Paraná. Doutorando Música - Musicologia Histórica (UFPR), mestre em Musicologia Histórica (UFPR), graduado...
Casa de Mateus

SAVOIR PLUS

[Evento][2025] Os Heróis Espartanos, de António Leal Moreira

Horaire

lundi à vendredi

9h à 18h

samedi et dimanche

9h à 18h

Contacts

+351 259 323 121

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile