Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
A programação dos XXX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus completa-se com a exposição e discussão de temas centrais da Música antiga e barroca na Jornada Musicológica.
No dia 15 de Agosto, a partir das 17h00, os musicólogos Manuel Pedro Ferreira e Ricardo Bernardes, ambos investigadores do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música da Universidade Nova de Lisboa, partilham connosco os seus olhares sobre o Missal de Mateus e sobre a obra de Almeida Mota e os seus trânsitos entre Portugal e a Galiza, respectivamente.
O Missal de Mateus – assim conhecido porque esteve sob custódia desta paróquia, pelo menos entre o séc. XV e o séc. XX – foi escrito no século XII e é o mais antigo livro litúrgico relacionado com o costume da diocese de Braga. Contém adições musicais importantes, que fazem luz sobre os modelos recebidos do sul de França. Nesta conferência será apresentado o manuscrito, com projeção de imagens e exemplos sonoros, o historial do seu estudo, a problemática da sua origem, a sua notação musical e as peças aí encontradas.
O compositor português João Pedro de Almeida Mota, que escreveu música sacra latina, mas também vilancicos em castelhano e ópera em italiano, é dos melhores exemplos dos músicos e das músicas que circularam entre Portugal e a Galiza. Almeida Mota formou-se em Lisboa e trabalhou em Braga para partir para Mondonhedo, Tui e Santiago de Compostela antes de passar por Lugo e Astorga para terminar seus dias no privilegiado posto de um dos compositores da Capela Real em Madrid.
Programa
15/08/2020 | 17h00
Jornada Musicológica*
Manuel Pedro Ferreira
O Missal de Mateus
Ricardo Bernardes
Almeida Mota e a música no Norte de Portugal e Galiza em fins do séc. XVIII
*Esta sessão é de entrada livre para quem possuir título de entrada na Casa. Esse título, correspondente a uma das modalidades de visita disponíveis, pode ser utilizado no próprio dia ou em dia a agendar posteriormente. Para quem não possuir título de entrada na Casa, o bilhete de entrada tem o valor mínimo de 4,75€.
Dada a especial limitação das lotações, em virtude das regras sanitárias, o acesso é sempre feito mediante reserva prévia.
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Activités connexes
H
H
SAVOIR PLUS
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme