Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
Miguel Palma nasceu em 1964 e vive e trabalha em Lisboa.
Expõe regularmente desde o final dos anos 80. Nos anos 90 consagrou-se como um dos artistas portugueses mais inovadores.
O seu percurso artístico, de base escultórica, é marcado por instalações produzidas de forma não tradicional. O artista trabalha frequentemente em grupo com equipas de engenheiros, mecânicos, carpinteiros e biólogos, entre outros especialistas.
O trabalho tem vindo a orientar-se numa direção híbrida, ligada à produção industrial do século XX.
O trabalho de Miguel Palma lida frequentemente com questões como o desenvolvimento tecnológico, a ecologia, a crença nas imagens, a ideia de poder, o mundo infanto-juvenil, a obsessão pela máquina. A sua arte revela-se através do desenho, da escultura, da instalação multimédia, do vídeo, do livro de artista e da performance.
Artista que se apropria das narrativas de uma modernidade em permanente questionamento para melhor refletir sobre o presente, o seu fascínio por ícones da modernidade clássica é evidente: o mundo da aviação, o automóvel, a arquitetura, a natureza e a tecnologia em geral.
Miguel Palma tem uma série de veículos construídos e alterados por si. Engenho (1993) obra realizada no âmbito da exposição Imagens para os anos 90 na Fundação de Serralves consiste numa viatura construída artesanalmente capaz de percorrer grandes distâncias. Um dos projetos que tornou a sua prática artística mais visível em Portugal, foi o Projecto Ariete (2005) onde o artista se deslocou, numa viatura transformada por si, a várias instituições culturais europeias para dar a conhecer o seu trabalho.
Em 2013, o Centro Galego de Arte Contemporánea, em Santiago de Compostela, organizou a exposição individual do artista, Miguel Palma: desconforto moderno, com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, que reuniu um conjunto de videos, desenhos, fotografias e instalações. Em 2011 o Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna apresentou a exposição Linha de Montagem com curadoria de Isabel Carlos, onde Miguel Palma mostrou cerca de 100 obras que caracterizam uma significativa parte do seu percurso. Em 2007 a Culturgest, em Lisboa, dedica uma exposição antológica a Miguel Palma, intitulada Mundo às avessas com curadoria de Miguel Wandschneider.
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme