1. Eco-Mateus

Retourner

Eco-Mateus

“Eco-Mateus” é um programa que assenta no trinómio cultura-criatividade-inovação, e na ideia da transição de uma lógica de ego-sistema para uma lógica de eco-sistema económico, social e cultural (Otto Scharmer e Kathrin Kaufer, 2013). Uma lógica capaz de ajudar a dar respostas aos desafios fundamentais que resultam da transformação paulatina e irreversível daquilo que foi condição de progresso, em risco para o homem.

A transformação civilizacional que esta transição supõe é de ordem de grandeza semelhante às transformações tecnológicas e culturais que lhe estão subjacentes e justifica o empenho de todos para que o processo em curso seja o mais inclusivo possível. “Eco Mateus” é uma iniciativa direcionada para as especificidades da Região do Douro e de Trás-os-Montes, procurando trazer ao debate exemplos de todos os pontos do planeta, ideias e metodologias que contribuam para aumentar a consciência do tempo presente, ou seja a capacidade de antecipação e resposta dos agentes, empreendedores e das organizações aí sediados aos problemas imediatos e às incógnitas que o futuro nos traz.

 

“Eco Mateus” apresenta cada ano uma conferência por um orador internacional, seguida de um atelier de trabalho durante o Verão; uma mini-escola de inovação, cujo objetivo é dotar os participantes de capacidades acrescidas de perceção e resolução de obstáculos à realização de problemas ou de projectos.

 

“Eco Mateus pode incluir iniciativas ao longo do ano que contribuam para as reflexões que lhe estão subjacentes e pode também cruzar com outros programas que as entidades parceiras desenvolvem.

 

“Eco Mateus” é uma iniciativa da UTAD e da FCM e realiza-se em parceria com especialistas internacionais em inovação.

Projets liés

1.1. Escola das Transições
Escola das Transições

A Escola das Transições é um dispositivo de estudo, reflexão e ensaio de formas de agir sobre os processos de transição climática, ecológica e digital, mas também de procura dos caminhos de uma transição lógica, filosófica, social, justa. Compreende a necessidade de alterarmos a nossa relação com o planeta, de conhecermos em profundidade o nosso património ambiental e de ensaiarmos formas de o preservar e regenerar, enfrentando a transição ecológica para transformarmos radicalmente uma economia assente na extração e encontrarmos caminhos concretos para a sustentabilidade e o equilíbrio simbiótico.

Espaço patrimonial organizado em torno de uma casa senhorial barroca construída em meados do século XVIII, a Casa de Mateus foi sempre uma quinta produtiva. Ao longo dos séculos, esta quinta foi permanentemente reinventada de acordo com as necessidades, as técnicas e as ferramentas que cada geração tinha à sua disposição.

Tomando como real o princípio de que a nossa relação com o planeta precisa de uma renovação urgente, a Escola das Transições parte para o estudo multidisciplinar da biodiversidade e das interações ecológicas, cruza a relação simbiótica com o meio envolvente e o respeito dos ciclos naturais com a utilização de técnicas e ferramentas digitais avançadas, da fabricação digital à robótica ou à inteligência artificial e acrescenta-lhe uma dimensão filosófica, social e política.

Em 2022, a Fundação realizou três edições do programa Mateus Labs | Transições, procurando estabelecer bases concretas de trabalho multidisciplinar, lançar as sementes do Agro-Bio-FabLab a instalar na Fundação e formular um programa de ação a longo prazo.

Ao longo do ano de 2023, a residência da artista belga AnneMarie Maes e a instalação do seu Laboratório da Forma e da Matéria, acrescenta um olhar e um conjunto de práticas que tomam como a biodiversidade como matéria e lhe inventam novas formas de se dar a ver a públicos alargados.

No Outono, na condição de ver aprovada a sua candidatura ao programa Promove, da Fundação BPI-La Caixa, a Escola das Transições iniciará o projeto Biblioteca de Valores Visíveis e Invisíveis, um programa bienal de oficinas práticas com o envolvimento da comunidade, assente na utilização de fontes abertas e técnicas DIY, potenciando a transferência de conhecimento e a replicabilidade.

Mini Escola de Inovação

A Mini-Escola de Inovação é uma iniciativa da Fundação da Casa de Mateus e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Coordenada por Alfons Cornella, especialista em inovação e pensamento prospetivo, fundador do Institute of Next, de Barcelona, conheceu a sua primeira edição no ano de 2018.

Integrada no programa ECO Mateus, procura incentivar uma abordagem transdisciplinar na leitura e compreensão da pluralidade de oportunidades e debilidades enfrentadas pela Região, exercer um raciocínio sobre a formação de valor a partir dos seus recursos endógenos, familiarizar os agentes da Região com os conceitos associados à gestão da inovação e fornecer instrumentos e capacitar os agentes para a transição entre a investigação, o desenvolvimento de produtos e as estratégias para sua empresarialização.

1.2. Mini Escola de Inovação

Partenaires

02 UTAD
Fundação Casa de Mateus
Ver e Ouvir

CARTE AMI

Amigo(a) da Casa de Mateus

Bénéficiez d'un accès privilégié à la Maison, aux jardins, aux événements culturels et à une gamme d'initiatives exclusives

DEVENEZ AMI

Ver e Ouvir
1. Eco-Mateus

Horaire

lundi à vendredi

9h à 18h

samedi et dimanche

9h à 18h

Contacts

+351 259 323 121

casademateus.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile