Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
A cumprir 25 anos em 2025, o Drumming Grupo de Percussão regressa à obra de Steve Reich, numa pequena mas expressiva festa-festival.
Considerado talvez o mais importante e infuente compositor do fnal do século XX e inicio do XXI pelo seu poder criativo e comunicativo, dando a modernidade uma via de criação sem precisar de abraçar as correntes da complexidade e integrando uma diferente forma de atração tonal. É um dos criadores e impulsionadores da chamada Música Minimal ou Música Repetitiva.
Com aprovação do próprio Steve Reich na escolha do nome, o Drumming Grupo de Percussão inicia a sua existência no virar dos anos 1999/2000 interpretando a peça homónima de Reich. Cave destacar o concerto Drumming Plays Drumming no Rivoli do Porto em janeiro de 2000 com Maria João na voz.
Tendo como referencia no seu inicio a este criador o grupo Drumming tem vindo a trabalhar, ensaiar e desenvolver os diferentes repertórios que tem abordado desde os inícios num ambiente de proximidade com os compositores, contribuído e engrandecendo um repertório já bastante vasto, autêntico e internacionalmente reconhecido.
Agora e passados 25 anos do inicio deste percurso singular e único em Portugal que representa o Drumming, nasce a vontade de voltar a visitar este autor talismã, Steve Reich, numa pequena mas expressiva festa-festival para oferecer ao público uma sucinta mas variada retrospectiva que passa por alguns dos pontos álgidos da sua criação
DRUMMING GRUPO DE PERCUSSÃO
STEVE REICH HIGHLIGHTS
Paso e repasso pelas peças referencia do autor em diferentes períodos do seu percurso, sempre combinando a percussão, que é o instrumento do próprio Reich, e os pianos. Este programa tem como núcleo central a peça Sextet (1984) encomenda do centro Georges Pompidou de París e da Laura Dean Dancers, numa aproximação mas também afrmação contrastante as linhas de criação europeias dos anos 70/80, explorando a ambiguidade perceptiva como elemento fundamental a partir duma métrica que forma grupos rítmicos de 3 (com 4 batimentos cada um) em contraposição a grupos rítmicos de 4 (com 3 batimentos) somando sempre 12 e criando assim uma mudança de percepção dependendo de como agrupa as células rítmicas sem mudar basicamente nada na essência da composição. Dance Patterns (2002) está também pensada coreografcamente e foi uma encomenda do Ictus Ensemble para um video de Thierry de Mey e Anne Teresa de Keersmaeker. O diretor artistico do Drumming estreou esta peça em Bruxellas no Palais des Beaux Arts seguido duma digressão pela Europa
DIREÇÃO
MIQUEL BERNAT
Programa:
-Dance Patterns**(1999) …………………………... Steve Reich
-Three Marimba Duets: I *(2025) …………….….Tim Ferchem
-Music for Pieces of Wood (1973) …………….... Steve Reich
-Sextet (1984) for percussion and keyboards……… Steve Reich
Drumming:
Percussão: André Dias, João Miguel Braga Simões, Miquel Bernat, Pedro Gois
Piano: Lígia Madeira, Luis Duarte
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Acheter un billet
Activités connexes
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme