Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
![[Evento-2025] DRUMMING GP | STEVE REICH HIGHLIGHTS](https://img.bndlyr.com/scximiomxdndzagu/_assets/5nv2ngol.png?fit=fill&w=1400)
Retourner
Depois de um ano de residências em Mateus, Miquel Bernat regressa com o Drumming Grupo de Percussão, este ano a cumprir o seu 25º aniversário à obra de Steve Reich, num concerto que é uma pequena mas expressiva festa.
Em 2025, o Drumming - Grupo de Percussão celebra 25 anos e regressa à obra-talismã de Steve Reich, um dos criadores maiores da chamada música minimal/ repetitiva, cuja energia rítmica, clareza formal e poder comunicativo abriram novas vias para a modernidade sem recorrer a complexidades opacas.
Baptizado com o aval do próprio Reich, o Drumming-GP assinou o seu primeiro momento mais marcante com o concerto Drumming Plays Drumming, no Teatro Rivoli, no Porto, em janeiro de 2000, na companhia de Maria João (com apresentações ainda no Festival Internacional de Música de Espinho, no Festival “Actual”, de Ferrol, no Teatro Albeniz, de Madrid e em muitos outros palcos).
Ao longo de um percurso singular em Portugal, o grupo consolidou um trabalho de proximidade com compositores e um repertório vasto e internacionalmente reconhecido. Neste concerto, propõe uma retrospetiva concisa que percorre diferentes fases do universo de Reich, com a percussão, o seu instrumento, em diálogo com dois pianos.
Panorâmica sobre as peças de referência do autor em diferentes períodos do seu percurso - sempre combinando a percussão, que é o instrumento do próprio Reich, e os pianos -, este programa tem como núcleo central a peça Sextet (1984). Encomendada pelo centro Georges Pompidou de París e pela companhia Laura Dean Dancers, numa aproximação mas também afirmação contrastante as linhas de criação europeias dos anos 70/80, explora a ambiguidade perceptiva como elemento fundamental a partir duma métrica que forma grupos rítmicos de 3 (com 4 batimentos cada um), em contraposição a grupos rítmicos de 4 (com 3 batimentos), somando sempre 12 e criando assim uma mudança de percepção dependendo de como agrupa as células rítmicas sem mudar basicamente nada na essência da composição.
Dance Patterns (2002) está também pensada coreograficamente e foi uma encomenda do Ictus Ensemble para um video de Thierry de Mey e Anne Teresa de Keersmaeker. O diretor artistico do Drumming, Miquel Bernat, estreou esta peça em Bruxelas, no Palais des Beaux Arts, seguido de uma digressão pela Europa.
DRUMMING GRUPO DE PERCUSSÃO
STEVE REICH HIGHLIGHTS
DIREÇÃO
MIQUEL BERNAT
Percussão
André Dias
João Miguel Braga Simões
Miquel Bernat
Pedro Gois
Piano
Lígia Madeira
Luis Duarte
Programa
Steve Reich
Dance Patterns(1999)
Tim Ferchen
Three Marimba Duets: I *(2025)
Steve Reich
Music for Pieces of Wood (1973)
Steve Reich
Sextet (1984) for percussion and keyboards
* estreia absoluta
Pour plus d'informations, contactez-nous via l'e-mail suivant: cultura@casademateus.pt
Acheter un billet
![[Evento-2025] DRUMMING GP | STEVE REICH HIGHLIGHTS](https://img.bndlyr.com/scximiomxdndzagu/_assets/fcm_403_drumming-gp_e_jion_kiim_cartaz_02_page-0001.jpg?fit=fill&w=800)
Activités connexes
H

SAVOIR PLUS
H

SAVOIR PLUS
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme