Descobrir
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Descobrir
Visites & Oenotourisme
Visites & Oenotourisme
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Retourner
Diretor Artístico e Maestro do Ensemble Vocal dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus
Nascido em Curitiba, em 1976, Ricardo Bernardes é maestro e musicólogo e, desde cedo, revelou a sua paixão pela música antiga e, especificamente, a vontade de divulgar o património musical luso-brasileiro, na altura ainda desconhecido do grande público. Com 19 anos, fundou o Americantiga Ensemble, agrupamento de que é maestro e diretor artístico desde 1995 e com o qual se dedica à execução e gravação do repertório ibero-americano dos séculos XVII a XIX, com especial ênfase na música vocal.
Desde então, realizou inúmeras apresentações na Europa, Américas e Médio-Oriente. Vive em Portugal desde 2010, e gravou uma discografia que já conta com seis CDs e um DVD, registando obras basilares do repertório luso-brasileiro do século XVIII, com autores como José Maurício Nunes Garcia (1767–1830), André da Silva Gomes (1752–1844), João de Sousa Carvalho (1745–1798), Marcos Portugal (1762–1830), António Leal Moreira (1758–1819).
Em São Paulo, em 2006, realizou a estreia no Brasil do Requiem à Memória de Camões, de João Domingos Bomtempo (1771–1842), obra fundamental dos primórdios do romantismo musical português.
Baseado em Portugal desde 2010, destacam-se na sua atividade a estreia moderna da ópera O Basculho de Chaminé, de Marcos Portugal, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro de São Carlos, em Lisboa, a participação na direção dos espetáculos músico-teatrais nas Temporadas de Música de São Roque e a realização das séries de concertos Memórias e Caminhos de Mateus, em 2016 e 2017, promovidas pela Fundação da Casa de Mateus, em Vila Real.
Atualmente, é diretor artístico dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus e da Orquestra Barroca de Mateus, com a qual estreou, em 2023, a ópera As Damas Trocadas, de Marcos Portugal, numa coprodução entre a Fundação da Casa de Mateus e o Teatro de Vila Real. É promotor e diretor artístico do Festival de Música Antiga de Lisboa.
Para além da sua atividade artística, Ricardo Bernardes concluiu o doutoramento em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin, um segundo doutoramento sobre a música para aclamação da rainha D. Maria I em 1778, na Universidade Nova de Lisboa, assim como um pós-doutoramento na mesma instituição.
Foi editor da coleção Música no Brasil – Séculos XVIII e XIX, em seis volumes e 2.500 páginas, promovida pelo Ministério da Cultura do Brasil, e da revista Textos do Brasil, no número dedicado à Música Erudita Brasileira, editado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
SAVOIR PLUS
H
Horaire
lundi à vendredi
9h à 18h
samedi et dimanche
9h à 18h
Contacts
+351 259 323 121
The Fundation
Visites & Oenotourisme