Discover
Discover
Visit
Discover
See and Listen
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Go Back
Lançamento do livro que resulta das residências realizadas junto da comunidade de Mateus pelo poeta Pedro Braga Falcão e seus convidados.
Convidado para realizar uma residência artística na Casa de Mateus, no âmbito do projeto 'O Presente do Futuro' Pedro Braga Falcão, poeta, escritor e músico, convidou um grupo de criadores e cientistas para pensar e representar de múltiplas formas o espaço de Mateus. Ao poeta, juntaram-se outro poeta, José Pedro Leite, a ilustradora científica Joana Barros, a artista plástica Carla Morais, a designer gráfica e fotógrafa Raquel Balsa, e o botânico José Ribeiro.
Em diálogo com o lugar de Mateus, procuraram não apenas as histórias pessoais, as dinâmicas históricas entre a aldeia e o Palácio, mas também a sua paisagem botânica e as formas como essas duas paisagens – a humana e a natural – podem reagir a diferentes leituras entrecruzadas. Agora, chegou o momento de partilhar a edição com a comunidade que lhe deu lugar, num primeiro lançamento a realizar na antiga Escola Primária de Mateus.
LANÇAMENTO DO LIVRO
O SILÊNCIO DAS RAÍZES
DE
PEDRO BRAGA FALCÃO
JOSÉ PEDRO LEITE
JOANA BARROS
CARLA MORAIS
RAQUEL BALSA
EDIÇÃO
FUNDAÇÃO DA CASA DE MATEUS
POÉTICA EDIÇÕES
For more information, contact us through the following e-mail: cultura@casademateus.pt
"A história deste livro é talvez mais importante do que os versos e as imagens que a contam. Jorrou das gentes que conhecemos para a imaginar, do encantamento e da violência de Trás-os-Montes e da aldeia de Mateus, prometida não só ao seu palácio como também às suas mulheres e homens de olhar vasto e generoso. É da exactidão desta paisagem humana que cresceram as árvores e as plantas que a desenham, uma fauna que os botânicos que convocámos para este livro tiveram a bondade de traduzir para a nossa linguagem. (…) este livro, que não é exactamente um diálogo entre dois poetas e três artistas, nem um espelho daquilo que nos contaram, metamorfoseado na espessa mata de Mateus, nas suas lentas árvores e clareiras. É mais um diálogo entre todos nós, hóspedes, aldeia e bosque, e a radicalidade desta terra sólida e irrepetível.”
Pedro Braga Falcão
Related Events
H
KNOW MORE
Schedule
Monday to Friday
9am to 5pm
Saturday and Sunday
9am to 5:30pm
Contacts
+351 259 323 121