Discover
Discover
Visit
Discover
See and Listen
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€

Go Back
A Fundação da Casa de Mateus, que teve a honra de acolher Francisco Pinto Balsemão nos encontros Repensar Portugal, nos finais dos anos 70 e de novo em 2011, associa-se ao pesar manifestado pelo Núcleo Coordenador da SEDES.
O Conselho Coordenador da SEDES manifesta o seu profundo pesar pela morte do Dr. Francisco Pinto Balsemão, fundador do Expresso, da SIC e também primeiro-ministro no início dos anos 80 e fundador, com Sá Carneiro, do PPD, atualmente PSD.
Francisco Balsemão foi um intransigente defensor da liberdade, nomeadamente da liberdade de Imprensa, e do pluralismo político. Considerando-se um social-democrata, a ele se deve, como líder do PSD e primeiro-ministro, conjuntamente com o então secretário-geral do PS Mário Soares, a revisão da Constituição de 1982, pela qual terminou a tutela militar do Conselho da Revolução e se criou o Tribunal Constitucional, assim como o Conselho do Estado, a que, aliás, pertencia.
A libertação da sociedade civil de quaisquer tutelas e amarras foi, aliás, uma luta de toda a sua vida.
No plano da Comunicação social, foi o autor de uma lei de liberdade de Imprensa, ainda antes do 25 de Abril, quando junto com Sá Carneiro, Mota Amaral, Miller Guerra e Pinto Leite, entre outros, integrou a chamada ‘ala liberal’, durante a abertura marcelista, época em que foi fundada a SEDES. Já após o 25 de Abril, as suas ideias sobre a liberdade de Imprensa tiveram vencimento no parlamento democrático, de que foi membro destacado e vice-presidente da mesa. Também o semanário Expresso, fundado em janeiro de 1973, foi uma lufada de ar fresco e nele colaboraram diversos fundadores da SEDES, como João Salgueiro, Rui Vilar e muitos outros lutadores pela democracia, diálogo e moderação política, de que Balsemão foi também exemplo.
A SEDES, que se orgulha de ter contribuído para a liberdade e democracia em Portugal, não podia deixar de reconhecer no Dr. Balsemão os valores que connosco sempre partilhou.
Other news



Schedule
Monday to Friday
9am to 5pm
Saturday and Sunday
9am to 5:30pm
Contacts
+351 259 323 121