Discover
Discover
Visit
Discover
See and Listen
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
>
Imersa na riqueza do seu património histórico e cultural, a Fundação da Casa de Mateus assume um papel proeminente na promoção da investigação e da inovação como vetores de um futuro mais sustentável. Através de parcerias e de um compromisso inabalável com o avanço do conhecimento, a Fundação participa ativamente em projetos de vanguarda que abordam desafios contemporâneos em áreas cruciais como a agricultura, o ambiente e o turismo, ilustrando a sua dedicação, excelência e o impacto positivo na sociedade.
Cultivando a Saúde dos Solos Europeus para as Gerações Futuras
O LivingSoiLL é um projeto europeu que congrega 50 parceiros de cinco países – Portugal, França, Espanha, Itália e Polónia – unidos por um objetivo comum: a promoção e o restauro da saúde dos solos na Europa. Reconhecendo a importância vital dos solos para a produção alimentar, a biodiversidade e a regulação climática, o LivingSoiLL dedica-se a desenvolver e implementar soluções inovadoras para a sua gestão sustentável integrando-se diretamente no European Green Deal.
A viticultura desempenha um papel socioeconómico e paisagístico fundamental na região do Douro. No entanto, os viticultores enfrentam desafios crescentes relacionados com o aumento dos custos de produção e a necessidade de reduzir o uso de fitofármacos químicos. O projeto UVineSafe visa desenvolver uma estratégia de proteção fitossanitária inovadora e sustentável, baseada na aplicação de radiação ultravioleta (UV-C) para fortalecer os mecanismos de defesa naturais das vinhas contra pragas e doenças.
O projeto MetaHeritage explora o potencial do turismo de património virtual e inteligente como uma estrutura inovadora para o desenvolvimento de redes inter-regionais, com foco no aumento da capacidade dos ecossistemas de inovação em regiões menos desenvolvidas e na implementação de estratégias coordenadas de atração de investimento. Ao adotar abordagens "fora da caixa", o projeto visa criar as bases para modelos de negócios inovadores e para um desenvolvimento sustentável do património e do turismo.
ViTex
Valorização Integrada de Resíduos Vitivinícolas para a Sustentabilidade Agrícola
A indústria vitivinícola, com a sua rica história e significativa contribuição económica, enfrenta desafios ambientais crescentes relacionados com a gestão de resíduos. A poda anual das vinhas gera quantidades substanciais de lenha, tradicionalmente queimada ou deixada a decompor, práticas com impactos ambientais e fitossanitários controversos. O projeto ViTex surge como uma resposta inovadora para a valorização integrada destes resíduos, promovendo a sustentabilidade agrícola e a economia circular.
O projeto DATI -Tecnologias de Agricultura Digital para Eficiência de Irrigação - iniciado em 2021, concentra-se na gestão hídrica com o propósito de desenvolver soluções tecnológicas de Agricultura Digital de baixo custo para otimizar a eficiência da irrigação em pequenas propriedades agrícolas.
Coordenado pelo CNR-IBE (Itália), o projeto DATI conta com a participação de instituições de Portugal, Marrocos, Espanha e França. O objetivo central do DATI é estabelecer um sistema flexível que combine sensoriamento, sensoriamento remoto, DSS e tecnologias de irrigação. Este sistema é concebido para ser autónomo e adaptável a uma variedade de contextos agrícolas, independentemente do nível de mecanização ou da implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A Fundação da Casa de Mateus, é atualmente um dos locais piloto de experimentação
Schedule
Monday to Friday
9am to 5pm
Saturday and Sunday
9am to 5:30pm
Contacts
+351 259 323 121