Discover
Discover
Visit
Discover
See and Listen
Encomenda
O seu carrinho está vazio.
Voltar
Resumo
Items:
Total:
€
Go Back
Guitarras, eletrónica, compositor
Suíça /Itália, 1967
A forma de tocar de Andreas Fulgosi revela um som ligeiramente saturado, acompanhado por um fraseado sincopado. Não hesita em jogar com tensões melódicas e harmónicas, dando uma textura única às suas composições, nas quais se deleita em explorar os sons e o universo da guitarra eléctrica.
Originalmente um violoncelista clássico antes de se dedicar totalmente à guitarra, aprofunda os seus conhecimentos de improvisação na AMR (associação para o incentivo da música improvisada), em Genebra.
Depois de frequentar a Escola de Jazz de Montreux e a Escola de Jazz de Berna, estuda com Mick Goodrick, John Scofield e Wolfgang Muthspiel. No início dos anos 90, forma a sua primeira banda como líder, o quarteto BLT (jazz moderno).
A sua colaboração com a bailarina e coreógrafa alemã Sibylla Klein nos espectáculos “Empty Space”, “Wo gehen die geträumten Träume”, “Shocking Life” e “Tauko”, uma exposição finlandesa, para a qual escreve e interpreta a música, alarga o leque da sua abordagem musical.
No final dos anos 90, cria o projeto By-Spiel, com o objetivo de utilizar plenamente o mundo dos sons na música jazz através da utilização de instrumentos tradicionais de diferentes culturas, bem como de instrumentos modernos misturados com eletrónica.
Assim, cria uma multiplicidade de contrastes nas suas composições originais. Lançou “Looking Outside”, gravado com o trombonista alemão Albert Mangelsdorff, e “Madagáscar”, na sequência do encontro com o percussionista malgaxe Olombelo Ricky.
Os outros agrupamentos que dirige e para os quais compõe fazem igualmente parte do seu ambiente musical: “Blood on the Floor” (composições inspiradas na música dos Sex Pistols) e o quarteto “Dusty Road” (guitarra, pedal steel, b, dms, modal electric jazz).
É também fundador do “Raaga trio” (fusão de jazz e música tradicional da África Ocidental), Red Brick Organic trio (guitarra, Hammond B3, dms). “VAL AFUMO” (improvisação ao vivo sobre os filmes do cineasta americano Mike Ballou), ‘Palatone’ (poesia e música ao vivo).
poesia e música ao vivo).
Andreas Fulgosi actuou com: Lars Lindvall (tp), Olombelo Ricky (perc), Albert Mangelsdorff (tb), Jean- Jacques Pedretti (tb), François Gallixe (b), Pia Karaspuro (dança), Maurice Magnoni (sax, cl), Ali Farka Touré (voc, guit), Bassekou Kouyaté
(N'gouni), Ba Cissoko (kora), Neba Solo (balafon), Michel Bastet (p), Michael Foster
(saxofone) Bill Holden (tp), Patrice Moret (b), Luigi Galati (dm), Jérôme Regard (b), Samuel Blaser (tb), Nicola Orioli (cl,sax), Pascal Schaer (tb), Lionel Friedli (dm), Philippe Aerts (b), Marcelo Aguirre (dm), Peter Morrens (artista completo), Juha Valkeapää (performance vocal), Andra Kouyaté (baixo ngoni), e Han Bennink (dm) e George Hadow (dm).
Tocou no Festival de Jazz de Berlim, no Festival de Jazz de Praga, no Festival de Jazz de Munique, no Festival de Jazz de Görlitz, no Festival de Jazz de Ouagadougou, no Festival de Jazz de Saint-Louis (Senegal), o Festival de Jazz da Guiné, o Accra Jazz Nights (Gana), o Festival de Jazz de Savona (Itália) e o Festival de Jazz Madajazzcar (Madagáscar).
As suas várias actuações levaram-no à Alemanha, República Checa, Burkina Faso, Senegal, Gana, Guiné, Madagáscar, Itália, Finlândia, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Mali, EUA.
Schedule
Monday to Friday
9am to 5pm
Saturday and Sunday
9am to 5:30pm
Contacts
+351 259 323 121